Remédio usado contra asma em crianças está sumindo das farmácias

Wilson Smith

IMG_3182

Um medicamento comumente prescrito para asma infantil está desaparecendo das prateleiras das farmácias, obrigando pais e pediatras a procurarem alternativas justo em um período em que a incidência de alergias aumenta. 

Em uma ação incomum para um medicamento amplamente utilizado, no final de dezembro a GlaxoSmithKline interrompeu a produção do Flovent HFA, o nome da marca de seu tratamento com corticosteróides fluticosona propionato. A senadora de Massachusetts Elizabeth Warren e outros envolvidos afirmam que a decisão ajuda a empresa a evitar novas penalidades do Medicaid que entraram em vigor este ano para medicamentos com aumentos de preços que superam a inflação.

Aproximadamente 6,5% dos americanos menores de 18 anos têm asma, esse percentual representa mais de 4 milhões de crianças. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o Flovent tem sido um dos medicamentos mais comuns prescritos para jovens asmáticos.

Em um comunicado enviado na sexta-feira (1) para a executiva-chefe da GSK, Emma Walmsley, Warren acusou a empresa de “exploração de preços” ao encerrar sua produção do medicamento amplamente utilizado para evitar novas regulamentações governamentais que teriam custado dinheiro ao gigante farmacêutico. Em vez disso, a GSK contratou a fabricante de medicamentos Prasco Laboratories para fabricar uma versão genérica autorizada.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias