O discurso do presidente Joe Biden no salão oval à nação nesta noite de quarta-feira servirá não apenas para explicar a sua decisão de abandonar a corrida presidencial de 2024, mas provavelmente carregará um elemento de pungência quando ele iniciar o capítulo final da seu período presidencial e de meio século de serviço público.
Este será o primeiro discurso desde a declaração no último domingo de que não iria mais concorrer a reeleição e, será também a primeira vez que muitos americanos o verão desde que ele testou positivo para Covid-19 na semana passada. O presidente pretende usar o discurso de hoje para revelar ao povo americano como chegou à dolorosa decisão, já que ele disse em seu anúncio, acreditar ser o melhor interesse do partido e do país. Os discursos no Salão Oval têm sido historicamente momentos sérios para os presidentes falarem ao povo americano em tempos de crise nacional ou para fazerem anúncios políticos importantes. Será apenas a quarta vez que Biden se dirigirá à nação como presidente. E é a segunda vez em apenas 10 dias, após declaração de Biden ao país no início deste mês, sobre a tentativa de assassinato sofrida por Trump. Ele usou o mesmo cenário anteriormente para falar sobre o ataque do Hamas a Israel no ano passado e para elogiar a aprovação de um acordo orçamentário bipartidário.
Biden, começou a redigir seu tão aguardado discurso de hoje enquanto se isolava com o vírus da COVID-19, em Rehoboth Beach, Delaware. Depois de testar negativo, ele retornou à Casa Branca nesta última terça-feira. O presidente e seu assessor de comunicação, Mike Donilon, começaram a trabalhar no discurso logo depois que Biden tornou pública sua decisão de abandonar a disputa, após três semanas de crescente pressão intrapartidária.
Kamala Harris, que rapidamente conseguiu apoio suficiente de delegados para ganhar a indicação democrata, iniciou a campanha nesta última terça-feira no estado de Wisconsin, onde procurou estabelecer um contraste com Trump. O ex-presidente realizará seu primeiro comício de campanha desde que Biden desistiu na Carolina do Norte, nesta quarta-feira.
Espera-se que Biden volte sua atenção nos próximos dias e semanas para o legado de seu mandato presidencial. O discurso sobre não concorrer a reeleição acontece hoje, às 20h (horário leste dos EUA),