Mudança para carros elétricos até 2050 pode prevenir milhares de doenças infantis no EUA

Manoela McGovern

download

Centenas de vidas seriam salvas e milhões de crianças respirariam melhor nos EUA se mais motoristas mudassem para veículos elétricos com emissões zero de carbono, de acordo com um novo relatório da Associação Americana de Pneumologia. “Se os impactos das alterações climáticas continuarem a se intensificar, isso aumentará os riscos de doenças respiratórias em crianças nos Estados Unidos”, disse Will Barrett, autor do relatório e diretor da associação em defesa do ar limpo.

O relatório determinou que a vida das crianças poderia ser muito mais saudável se os consumidores escolhessem opções de emissão zero de carbono até 2035 e comprassem apenas veículos médios e pesados com emissão zero de carbono, como ônibus, ambulâncias e reboques de trator. O relatório estima que, até 2050, estas mudanças significariam menos 2,79 milhões de ataques de asma infantil, menos 147 mil casos de bronquite aguda infantil, menos 2,67 milhões de casos de sintomas respiratórios em crianças, e 508 bebés seriam salvos.

O tráfego de veículos é uma das maiores fontes de poluição por carbono no país e é responsável por 28% das emissões de gases de efeito estufa do país, de acordo com dados do governo dos EUA, seguido pela produção de eletricidade, com 25%. A poluição é mais perigosa para as crianças porque os seus corpos ainda estão em desenvolvimento e ainda têm pulmões pequenos. Eles tendem a inspirar mais ar do que os adultos porque sua respiração é mais rápida. As crianças também tendem a passar mais tempo ao ar livre – em ar potencialmente poluído – do que os adultos normalmente, afirma o novo relatório.

A poluição pode prejudicar a saúde de uma criança mesmo antes do nascimento. A exposição de uma pessoa grávida pode fazer com que um bebê nasça prematuramente ou com baixo peso, mostram estudos. Bebês prematuros podem ter maior risco de dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, problemas digestivos, desafios do sistema imunológico e problemas cognitivos. Mesmo que uma criança nasça no tempo certo, ou seja, aos 9 meses, a exposição à poluição pode causar alem de problemas respiratórios e cardíacos, como também um maior risco de depressão, ansiedade e até suicídio, de acordo com o relatório.

No mundo, 8,8 milhões de pessoas morrem prematuramente todos os anos devido à poluição do ar, estimam estudos. Muitas crianças nos EUA estão expostas a altos níveis de poluição do ar, de acordo com o relatório da Associação Americana de Pneumologia em 2023, mais de 27,2 milhões de crianças vivem em lugares com baixa qualidade do ar. Um estudo de 2023 que simulou os níveis de qualidade do ar em nível de bairro mostrou que se apenas 30% de todos os veículos na região de Chicago fossem substituídos por versões elétricas, isso salvaria mais de mil vidas e mais de 10 bilhões de dólares por ano devido a redução de mortes relacionadas. à poluição.

Embora tenha havido um aumento no número de veículos elétricos nas estradas, de acordo com os números do governo, o resultado foi apenas um pouco mais de 5% em 2022. Os defensores da saúde pública têm pressionado por mais incentivos financeiros para encorajar as pessoas a comprar carros elétricos. E à medida que mais deles se tornam disponíveis como carros usados, a tendência e o preço cair, e isso também deve ajudar e facilitar a aquisição dos veículos.

A administração Biden indicou que pode flexibilizar as regras rígidas de produção de veículos dando mais tempo às montadoras para cumprir os requisitos para produzir mais veículos elétricos.

Os veículos elétricos se tornaram um tema importante na política em anos eleitorais. O sindicato dos trabalhadores das montadoras de veículos e um grupo-chave que qualquer candidato a presidência. Isso porque soa um alarme sobre como uma mudança para veículos elétricos poderia custar empregos e reduzir salários aos membros. O candidato republicano Donald Trump também afirmou incorretamente que os veículos elétricos são maus para o ambiente.

A Associação Americana de Pneumologia está incentivando o governo a criar regras a respeito da poluição mais rigorosas possíveis. “Queremos garantir que essas políticas sejam colocadas em pratica pela administração Biden o mais rápido possível para reduzir a poluição proveniente destas fontes tão prejudiciais”, disse Barrett.