O Cardeal Sean O’Malley pediu as paróquias e membros da Igreja em toda a Arquidiocese Católica Romana de Boston que ajudassem as famílias de imigrantes. A solicitação foi realizada mediante o cenário atual que o sistema de abrigos do Estado está enfrentando. Com o grande volume de imigrantes a capacidade está se aproximando do limite máximo e a temporada do frio se aproxima, mais um agravante.
Em uma carta às paróquias publicada ontem (23), O’Malley orientou os padres a prepararem os seus paroquianos para “Estarem prontos e dispostos a ajudar” as famílias de imigrantes que chegam todos os dias a Massachusetts, incluindo muitos haitianos que fogem da violência e da pobreza.
“Os imigrantes e refugiados estão entre os indivíduos e famílias mais vulneráveis nos Estados Unidos. É minha esperança e desejo que, como Igreja, respondamos de forma generosa aos necessitados”, disse O’Malley na carta.
A onda de chegada de imigrantes levou o sistema de abrigo de emergência do Estado ao limite, levando as autoridades estaduais a recorrerem cada vez mais aos hotéis e motéis para abrigar famílias e cumprir a lei do “direito ao abrigo”.
Na semana passada, a governadora Maura Healey disse que o estado está “Entrando numa nova fase deste desafio” e já não pode garantir abrigo para famílias desabrigadas e imigrantes. Ela disse que o Estado não tem capacidade para abrigar mais de 7.500 famílias, ou 24 mil indivíduos, um limite que as autoridades esperam atingir até o final de outubro.
Em sua carta, O’Malley disse que a arquidiocese “trabalhou em estreita colaboração” com a administração de Healey para apoiar as famílias que chegam a Catholic Charities de Boston, o Centro St. Mary para Mulheres e Crianças e o Escritório Arquidiocesano de Planejamento para Assuntos Urbanos. O trabalho integrado contribuiu para expandir a capacidade, ele disse que a arquidiocese ofereceu oito edifícios para uso do Estado: “Para atender às necessidades de habitação e serviços de apoio a curto e longo prazo”.
“Além disso, algumas das nossas paróquias já receberam novos desabrigados e pessoas nas suas comunidades, uma vez que a Commonwealth expandiu enormemente a sua capacidade de abrigo. A Arquidiocese ofereceu assistência a essas paróquias e continuaremos a oferecer ajuda a qualquer paróquia e comunidade que ainda não tenhamos conhecimento de que necessitam de assistência”, escreveu O’Malley.
O’Malley também pediu às paróquias que solicitassem doações de fraldas, escovas de dente, pasta de dente, sabonete, desodorante, enxaguante bucal, pentes, loção, xampu, roupas e agasalhos. Algumas paróquias podem ser chamadas a fornecer abrigo se houver lotação durante o inverno rigoroso.
“Se isso ocorrer, oferecer cuidados intensivos e abrigo de curto prazo no sentido bíblico de acolher o estrangeiro será a resposta apropriada da Arquidiocese como um todo”, escreveu ele.