Imigrantes devem ser a solução para preencher vagas de emprego, dizem especialistas

Wilson Smith

Immigrants1200

A escassez de mão de obra deixou empresários de diversos setores lutando para manter as operações nos últimos anos e não deve diminuir, segundo um dos principais economistas do país em Boston.

“Vamos ter uma persistente escassez de trabalhadores no futuro próximo”, disse Curtis Dubay, economista-chefe da Câmara de Comércio dos EUA, em um evento da Câmara de Negócios de Greater Boston no WBUR City Space.

O economista também informou que alguns empresários estavam esperando que mais trabalhadores estivessem disponíveis, no entanto, o atual cenário consiste em uma grande lacuna no número de vagas que as empresas querem preencher e o número de trabalhadores não é suficiente.

A escassez de oferta de mão de obra é causada em grande parte pela aposentadoria em massa dos Baby Boomers, disse Dubay. “As gerações subsequentes à geração Baby Boomer simplesmente não foram grandes o suficiente”, disse ele.

Atualmente existem cerca de 3,5 milhões mais vagas de emprego do que trabalhadores disponíveis no país. Reconhecer que não há uma solução rápida para o problema de oferta de mão de obra será importante para as empresas de Boston, disse o CEO da Câmara de Negócios de Greater Boston, Jim Rooney.

“Identificar os problemas de mão de obra e a escassez de trabalhadores não é algo inesperado, eu acho que o que é revelador foi o que Curtis disse sobre ser um problema de longo prazo. Em nossas mentes, é um período de tempo para superar, mas dadas as tendências que o estão impulsionando e quão poderosas são, será muito mais a longo prazo”, disse Rooney.

Cerca de 10.000 Baby Boomers completam 65 anos, idade elegível para aposentadoria, todos os dias, segundo o Censo dos EUA. Até 2030, todos os membros desta grande geração estarão acima da idade de aposentadoria.

Com menos pessoas para preencher os papéis que a geração mais velha está deixando, Dubay disse que os EUA precisarão depender mais de imigrantes, já que aumentar as taxas de natalidade “Não é algo que você pode corrigir com políticas públicas”.

Rooney chamou Boston de “Cidade impulsionada por imigrantes” e concordou com os apelos de Dubay por uma reforma da imigração federal.

“Nossas políticas de imigração estão muito atrasadas, não estamos abraçando – especialmente nesta região – o que sustentou a economia de Boston nos 400 anos. Cerca de um terço da força de trabalho em nossos hospitais é estrangeiro. Não estou falando de trabalhadores de cafeteria e zeladores. Estou falando de profissionais médicos realizando cirurgias na sala de operações e tratando pacientes”, disse Rooney.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias