Os motoristas de Massachusetts acumularam 40% mais violações de trânsito no ano passado do que em 2020. Os dados mostram que essa elevação foi impulsionada em grande parte por um aumento substancial nos avisos emitidos pelas autoridades policiais.
No total, os motoristas em todo o estado receberam quase 1,08 milhões de violações em 2023, um aumento expressivo em relação aos 776.000 em 2020, de acordo com os números apresentados na terça-feira (20) pela junta estadual responsável por manter os registros de violações de trânsito.
A diretora de Classificação de Mérito, Sonja Singleton, informou aos demais membros do grupo, que faz parte do Departamento de Veículos Motorizados do Estado, que mais de seis em cada 10 das violações contadas no ano passado foram, na verdade, avisos. Cerca de um quarto eram violações civis e o restante se tratava de violações criminais.
Além de compor a maioria das violações tabuladas, os avisos também cresceram a uma taxa muito mais rápida do que as infrações civis ou criminais, mostram os dados.
A JCM contabilizou cerca de 429.000 avisos em 2020 e 683.000 em 2023, que representa um aumento de quase 60%. As violações civis aumentaram cerca de 14% , enquanto as violações criminais cresceram cerca de 12% no mesmo período.
Mas os funcionários estaduais não ofereceram muitas explicações ou insights sobre por que os avisos cresceram muito mais do que outros tipos de violações. Ao serem questionados sobre possíveis motivos por trás das tendências, um funcionário do Departamento de Transportes se absteve de comentar e encaminhou para as autoridades policiais.
Um possível fator por trás do aumento geral nas violações é o tráfego. Muitos motoristas estavam nas estradas em 2023 do que em 2020, quando muitos negócios, escolas e outras facetas da vida pública estavam fechados por longos períodos devido à pandemia de COVID-19. Volumes mais altos de tráfego nas vias podem se traduzir em mais violações.