A FDA – Federal Drug Administration, órgão dos EUA que regula Alimentos e medicamentos do país que seria equivalente à Anvisa no Brasil, fez um alerta sobre vinte e seis colírios vendidos sem prescrição médica, incluindo marcas próprias como as das farmácias CVS, Rite Aid, e a farmácia da loja Target. Segundo o aviso, esses medicamentos podem causar uma infecção ocular grave, resultando em perda de visão ou até mesmo cegueira.
O órgão encontrou condições insalubres nas instalações da fabrica e resultados positivos de testes bacterianos em amostras do local, o que indica uma condição crítica no espaço onde os medicamentos são produzidos. A FDS recomenda que os produtos sejam recolhidos.
Os 6 colírios das marcas “CVS Health”, “Rite Aid”, “Target Up&Up”, “Leader (Cardinal Health)”, “Rugby (Cardinal Health)” e “Velocity Pharma”, deveriam ser estereis.
De acordo com o FDA, não há relatos de lesões pelo uso dos produtos no momento, mas a agência afirma que qualquer pessoa que apresente sinais ou sintomas de infecção ocular após o uso desses produtos deve entrar em contato com o seu médico ou procurar atendimento médico imediatamente. Também é aconselhável que qualquer pessoa que tenha esses colírios em casa, que faça o descarte imediatamente.
A FDA também disse que a “Target”, “Rite Aid” e “CVS” estão retirando os produtos das prateleiras das lojas e que deixarão de vendê-los online. Os produtos vendidos sob os nomes “Leader”, “Velocity” e “Rugby” ainda podem estar em algumas lojas físicas ou lojas online e não devem ser comprados.
No início deste ano, o órgão regulador emitiu um alerta para não usar vários colírios devido à uma contaminação microbiana. O CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA relatou que o uso de colírios contaminados com uma bactéria resistente resultou em perda de visão de alguns pacientes, outros tiveram que remover cirurgicamente os olhos e, até houve casos de morte.