Álcool é uma das principais causas evitáveis de câncer, afirma o cirurgião-geral dos EUA

Marcony Almeida

BM

Álcool é uma das principais causas de câncer, e bebidas alcoólicas deveriam ter um rótulo de advertência como os maços de cigarro, disse hoje o cirurgião-geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy, nomeado pelo Presidente Biden.

É a afirmação mais recente num debate acirrado sobre os riscos e benefícios do consumo moderado de álcool, já que as influentes Diretrizes Dietéticas dos EUA para Americanos estão prestes a ser atualizadas. Por décadas, o consumo moderado de álcool foi dito para ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Essa análise foi incorporada nos conselhos dietéticos dados aos americanos. Mas pesquisas crescentes têm vinculado o consumo de álcool, às vezes até dentro dos limites recomendados, a vários tipos de câncer.

Os rótulos atualmente afixados em garrafas e latas de bebidas alcoólicas alertam sobre beber durante a gravidez ou antes de dirigir e operar outras máquinas, e sobre “riscos gerais à saúde”. Mas o álcool contribui diretamente para 100.000 casos de câncer e 20.000 mortes relacionadas a cada ano, disse o Dr. Vivek Murthy.

Ele pediu a atualização dos rótulos para incluir um risco maior de câncer de mama, câncer de cólon e pelo menos cinco outras doenças malignas agora associadas por estudos científicos ao consumo de álcool.

Termos

Compartilhe