EUA podem agilizar a remoção de famílias imigrantes, afirma a administração Biden

Fabiano Latham

ago (9)

Depois de uma triagem acelerada na fronteira, os Estados Unidos podem rejeitar famílias não qualificadas para asilo. O governo Biden anunciou esta semana que começaria a remover rapidamente as famílias de imigrantes que os funcionários da imigração determinarem que não se qualificam para asilo, após uma triagem inicial na fronteira sudoeste.

A política, conhecida como remoção acelerada, é um retorno a uma medida que tem sido usada pelos governos democrata e republicano para impedir a imigração não autorizada. Os oficiais de asilo entrevistam famílias em um processo de triagem acelerado para determinar se eles têm um “medo confiável de perseguição”.

O governo Biden tem lutado para lidar com um fluxo de chegadas não autorizadas, que mostra poucos sinais de diminuir. “A remoção acelerada fornece um procedimento legal e mais acelerado para remover as unidades familiares que não encontram base na lei dos EUA para estar nos Estados Unidos”, informou o Departamento de Segurança Interna em um comunicado.

Sob uma ordem de emergência emitida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças durante a pandemia do coronavírus, o governo Biden tem autoridade para expulsar para o México qualquer migrante que apareça na fronteira sem visto.

Mas o governo de alguns estados fronteiriços mexicanos se recusou a aceitar famílias com filhos pequenos ou que tenham viajado de países fora da América Central, como Brasil, Equador, Índia e Venezuela.

Contrabandistas humanos nos últimos meses encaminharam dezenas de milhares de famílias para o Vale do Rio Grande, no Texas, e para partes do Arizona e da Califórnia – lugares onde eles sabem que as famílias serão admitidas – porque estados mexicanos como Tamaulipas e Baja California não as estão aceitando de volta.

Os detalhes de como a remoção acelerada será realizada não estavam disponíveis imediatamente, mas poderiam ser aplicados a certas cortes de famílias, dependendo de seu país de origem ou da idade das crianças, ou ao longo de apenas alguns trechos da fronteira.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *