Vereadora de Boston assulme culpa em acusação de corrupção, e renunciará

Marcony Almeida

Tania2

A vereadora de Boston, Tania Fernandes Anderson, concordou em se declarar culpada de duas das seis acusações federais de corrupção contra ela e anunciou, ontem, que renunciará ao cargo.

“Decidi me declarar culpada e resolver o caso movido contra mim. Gostaria de me desculpar com meus eleitores, apoiadores e todos os que foram afetados”, disse Fernandes Anderson em um comunicado divulgado por seu advogado. “Por favor, me perdoem”. Ela acrescentou: “Vou renunciar. É a coisa certa a se fazer”.

Sua declaração foi emitida horas depois de documentos judiciais mostrarem que ela se declarará culpada de duas acusações por supostamente ter combinado o recebimento de propina de um funcionário da Câmara Municipal: uma acusação de fraude eletrônica e uma de roubo de um programa que recebe verbas federais. Outras quatro acusações de fraude eletrônica serão retiradas pelos promotores como parte do acordo.

Os promotores recomendarão que ela seja condenada a um ano e um dia de prisão, seguida de 36 meses de liberdade condicional, e que seja condenada a pagar US$ 13.000 em restituição.

A juíza distrital dos EUA, Indira Talwani, que preside o caso, não é obrigada a aceitar a sentença, e o acordo de confissão de culpa não especifica qual punição o advogado de defesa de Fernandes Anderson recomendará. Como parte do acordo, Fernandes Anderson renunciou ao seu direito de apelar.

Fernandes é a primeira vereadora muçulmana na história de Boston, a primeira ex-imigrante indocumentada, e a primeira imigrante africana.

Termos

Compartilhe