Uma tradição diferente e inesquecível em NY

Manoela Maia McGovern

IMG-0719

Nos Estados Unidos os americanos valorizam bastante as tradições e elas são inúmeras. Elas vão do envio de cartões de agradecimento após as festas, até as decorações das ruas e casas durante os feriados. Mas uma tradição que muita gente não conhece é a das férias de verão. A estação começa no fim de junho e vai até o fim de setembro. Quem não tem, aluga casa em lagos, praias, ou montanhas por perto ou viaja com os filhos para longe. E os que não conseguem tirar folga do trabalho, geralmente mandam os filhos para a casa dos avós, ou enviam para as colônias de férias oferecidas nos estados em que residem.

Uma outra opção bem comum é levar a família para acampar. A parte norte do estado de Nova York é muito rica em belezas naturais. Tem muitas montanhas, rios, lagos, parques florestais, além de uma fauna bem interessante. Tem urso, lobo, gato do mato, coiote, castor, guaxinim, alce, lontra, veado, lince, raposa, gavião, esquilo e muito mais. Não que você vai dar de cara com um deles toda vez que virar a esquina, mas existe a possibilidade de encontrar algum desses acampando ou fazendo trilha. Os registros de incidentes envolvendo animais são raros, justamente porque eles têm mais medo da gente do que a gente deles. Mas mesmo assim, é melhor não dar bobeira, sendo cauteloso nas trilhas e não deixar comida ou lixo à toa perto das barracas, que eles não chegam perto. Essa é uma daquelas experiências bem americana que geralmente a gente só vê nos filmes. Portanto, vale a pena experimentar, nem que seja apenas uma única vez.

Existem vários parques estaduais que oferecem espaços para as pessoas acamparem com mais facilidade. Caso um dia você decida ir, a área de Adirondack e Catskill, no norte do estado de Nova York tem 52 campgrounds, e esses locais específicos para acampamento são administrados pelo departamento de meio ambiente e conservação de Nova York, o DEC. A maioria deles tem banheiros privados com chuveiros, com direito até a água quente. Os acampamentos do DEC oferecem uma ampla variedade de experiências, incluindo acampamento em ilha, acampamento em barracas e trailers, instalações para saídas de barcos, trilhas para caminhadas, praias e áreas de uso diurno com mesas de piquenique e churrasqueiras. As licenças de pesca não são mais vendidas em nenhum dos acampamentos, mas podem ser adquiridas on-line ou por telefone. Eles também oferecem uma “churrasqueira” feita de pedras nos campsites, espaço que você aluga para ficar com a sua família, onde você pode fazer uma fogueira para cozinhar. Só basta comprar a madeira, que é vendida no próprio local e, fazer a sua estadia mais quentinha e divertida.

É possível até dizer que a criançada vai se esquecer dos aparelhos eletrônicos pela quantidade de atividades que tem para fazer, começando por ajudar a acender a fogueira. Geralmente as crianças e adolescentes adoram se sentir úteis carregando a lenha, ajudando a colocar no local adequado e depois acendendo para fazer os famosos s’mores. Podemos até dizer que essa é a parte que faz o maior sucesso. Não só as crianças adoram, como os adultos também. Afinal, é uma sobremesa bem tradicional por aqui que consiste em um sanduíche de biscoito chamado graham cracker, com o marshmallow tostado na fogueira e um pedaço da barra de chocolate por dentro. Se você é um daqueles adultos mais aventureiros, ainda pode trocar os palitos de churrasco vendidos nos supermercados por galhos de árvores para tostar os marshmallows. Dependendo da idade, as crianças catam os galhos durante o dia e separam para a noite afiar a ponta com um canivete e colocar o marshmallow para assar. É diversão garantida! Especialmente quando um deles entra em chamas e eles precisam soprar para apagar.

Durante o dia é possível andar de bicicleta pelo acampamento, ou sair para se aventurar em uma trilha subindo as montanhas locais.  Chegando no topo, a vista é de tirar o fôlego. Passar o dia na beira do lago, um ambiente de praia que o local proporciona para os visitantes, com banheiros e mesas, também é outra opção. Muitos dos locais de acampamento são em volta de lagos e lá eles tem caiaques, stand up paddle boards, canoas, barcos para alugar por um precinho bem camarada. E por falar em pechincha, o valor da diária nesses acampamentos é em média de 20 dólares por dia e geralmente você pode colocar em cada campsite duas barracas para até no máximo seis pessoas cada. Quando o grupo é grande, eles reservam dois, três ou quatro campsites ou quantos forem necessários, sendo um do lado do outro para incluir todo mundo. As pessoas se divertem durante o dia com as atividades físicas e à noite, todos se reúnem à beira da fogueira para contar histórias, ouvir música e confraternizar.

Para aqueles que dizem que jamais vão acampar porque gostam de conforto, basta escolher um acampamento que oferece banheiros privados com água quente. A maioria tem. Outro item que faz uma grande diferença é levar um colchão inflável, sem esquecer dos sacos de dormir porque a temperatura a noite pode baixar um pouco. Mesmo tendo um local próprio com pia e balcão para você lavar os pratos das refeições, se não quiser cozinhar, sempre tem restaurantes e diners  pelas redondezas para a sua comodidade. E caso dormir em uma barraca seja muito “primitivo”, você tenha receio dos animais, que tal alugar um trailer com quarto, banheiro e cozinha para acampar?

Pode ter certeza que se você está procurando uma conexão com a natureza, durante essa experiência você vai  realizar esse desejo tendo a oportunidade de ver o sol nascer e o pôr do sol mais lindos da sua vida, com direito a um céu estrelado incrivelmente iluminado durante as noites e do canto dos passarinhos pelas manhãs. E aí, se animou para ir acampar?

 

Você pode obter informações detalhadas ou fazer uma reserva para qualquer acampamento pelo site newyorkstateparks.reserveamerica.com ou pelo telefone 1-800-456-CAMP (1-800-456-2267).

 

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias