Trump impõe tarifa de 5% sobre o México como punição por imigração ilegal

Marcony Almeida

MEX

Em um anúncio surpresa que poderia comprometer um grande acordo comercial, o Presidente Trump anunciou, ontem (30), que está aplicando uma tarifa de 5% sobre todas as importações mexicanas, apartir de 10 de junho, para pressionar o país a fazer mais para combater o surto de migrantes da América Central e outros países tentando atravessar a fronteira para os EUA.

Ele disse que a porcentagem aumentará gradualmente – até 25% – até que o problema da Imigração ilegal seja remediado. Trump fez o anúncio por tweet depois de dizer aos repórteres na quinta-feira que ele estava planejando “uma grande declaração”, que seria a sua “maior” até agora na fronteira.

“No dia 10 de junho, os Estados Unidos imporão uma tarifa de 5% sobre todas as mercadorias que entram em nosso país, desde o México, até que migrantes ilegais parem de atravessar a fronteira com o México e entrem em nosso país. STOP. A tarifa aumentará gradualmente até que o problema da imigração ilegal seja remediado ”, escreveu ele. “Só então as tarifas serão removidas”.

Trump acusou o governo mexicano de não fazer o suficiente para deter o fluxo de migrantes centro-americanos que estão fluindo para os EUA em busca de asilo de países como El Salvador, Honduras e Guatemala. O Presidente tem se tornado cada vez mais radical sobre a questão de imigração que ele considera crucial para sua campanha de reeleição porque energiza sua base eleitoral.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

20 − dois =