Trump impõe tarifa de 5% sobre o México como punição por imigração ilegal

Marcony Almeida

MEX

Em um anúncio surpresa que poderia comprometer um grande acordo comercial, o Presidente Trump anunciou, ontem (30), que está aplicando uma tarifa de 5% sobre todas as importações mexicanas, apartir de 10 de junho, para pressionar o país a fazer mais para combater o surto de migrantes da América Central e outros países tentando atravessar a fronteira para os EUA.

Ele disse que a porcentagem aumentará gradualmente – até 25% – até que o problema da Imigração ilegal seja remediado. Trump fez o anúncio por tweet depois de dizer aos repórteres na quinta-feira que ele estava planejando “uma grande declaração”, que seria a sua “maior” até agora na fronteira.

“No dia 10 de junho, os Estados Unidos imporão uma tarifa de 5% sobre todas as mercadorias que entram em nosso país, desde o México, até que migrantes ilegais parem de atravessar a fronteira com o México e entrem em nosso país. STOP. A tarifa aumentará gradualmente até que o problema da imigração ilegal seja remediado ”, escreveu ele. “Só então as tarifas serão removidas”.

Trump acusou o governo mexicano de não fazer o suficiente para deter o fluxo de migrantes centro-americanos que estão fluindo para os EUA em busca de asilo de países como El Salvador, Honduras e Guatemala. O Presidente tem se tornado cada vez mais radical sobre a questão de imigração que ele considera crucial para sua campanha de reeleição porque energiza sua base eleitoral.

Termos

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias