O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) congelou, repentinamente, US$ 300.000 em financiamento destinado à Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA), que deveria ajudar centenas de imigrantes a solicitar a cidadania americana, de acordo com a organização de Boston.
“Este país é uma nação de imigrantes que trabalham incansavelmente para criar uma vida melhor para si mesmos e para as futuras gerações, ao mesmo tempo em que contribuem para nossa economia e cultura. No entanto, a administração tem deixado sua mensagem para os imigrantes muito clara: vocês não são mais bem-vindos”, afirmou Elizabeth Sweet, diretora executiva da MIRA Coalition. “É vergonhoso enfraquecer programas que ajudam residentes permanentes legais a se tornarem cidadãos americanos. Os imigrantes em Massachusetts e em todo o país merecem apoio para enfrentar o longo e muitas vezes esmagador, processo de solicitação de cidadania”.
O USCIS inicialmente concedeu à MIRA Coalition a bolsa Citizenship Instruction and Naturalization Application Services (CINAS) de US$ 300.000 em 2024, com financiamento previsto para durar até 30 de setembro de 2026. A MIRA utilizava esses recursos para ajudar imigrantes a navegar pelo complexo e caro processo de solicitação de cidadania.
A organização trabalhava individualmente com os imigrantes, orientando-os sobre como enviar os formulários e documentos necessários, além de prepará-los para a entrevista e o exame de cidadania, tudo gratuitamente. A MIRA está contratando um advogado para avaliar opções judiciais para garantir que o dinheiro já aprovado pelo Congresso não possa ser congelado unilateralmente pelo presidente.
Sem o financiamento do USCIS, a MIRA Coalition precisará interromper imediatamente a assistência às solicitações de cidadania. Agora, centenas de imigrantes em todo o Estado de Massachusetts serão forçados a enfrentar, sozinhos, um processo de naturalização desafiador e oneroso, sem o apoio de especialistas qualificados e treinados.