O presidente Donald Trump deve assinar uma ordem executiva, hoje (28), designando o inglês como o idioma oficial dos Estados Unidos, de acordo com a Casa Branca.
A ordem permitirá que agências e organizações governamentais que recebem financiamento federal escolham se querem continuar a oferecer documentos e serviços em outro idioma que não o inglês, de acordo com um folheto informativo sobre a ordem iminente.
A ordem executiva rescindirá um mandato do ex-presidente Bill Clinton que exigia que o governo e as organizações que receberam financiamento federal fornecessem assistência linguística a falantes de outros idiomas.
Designar o inglês como o idioma nacional “promove a unidade, estabelece eficiência nas operações governamentais e cria um caminho para o engajamento cívico”, de acordo com a Casa Branca. Mais de 30 estados já aprovaram leis designando o inglês como seu idioma oficial, de acordo com o U.S. English, um grupo que defende tornar o inglês o idioma oficial nos Estados Unidos.
Durante décadas, legisladores republicanos no Congresso apresentaram leis para designar o inglês como a língua oficial, mas esses esforços não tiveram sucesso.