Trump anuncia pelo Twitter prisão em massa de imigrantes

Marcony Almeida

ICE

O Presidente Trump disse em um tweet na noite de ontem (17) que os agentes de imigração planejam fazer prisões em massa começando na “próxima semana”, uma aparente referência a um plano em preparação por meses que visa prender milhares de pais e crianças imigrantes indocumentados, em uma operação gigante nas grandes cidades dos Estados Unidos. “Na próxima semana, o ICE começará o processo de remover os milhões de imigrantes ilegais que entraram ilicitamente nos Estados Unidos”, escreveu Trump, referindo-se ao órgão de Imigração e Alfândega. “Eles serão removidos o mais rápido que entraram”.

As operações de prisão do ICE em larga escala geralmente são mantidas em segredo para evitar o desvio de metas. Em 2018, Trump e outros altos funcionários do governo ameaçaram o prefeito de Oakland, na Califórnia, com processos criminais por alertar moradores da cidade de que operações da Imigração estavam sendo realizadas. Trump e seu assistente para assuntos de imigração, Stephen Miller, têm incitado os funcionários da Segurança Interna a prender e remover milhares de imigrantes cujas ordens de deportação foram aceleradas pelo Departamento de Justiça, este ano, como parte de um plano conhecido em português como “lançamento de foguete”.

Em abril, o diretor do ICE, Ronald Vitiello, e Kirstjen Nielsen, Secretária de Segurança Interna, foram demitidos depois de se recusarem em seguir adiante com o plano, expressando preocupação com sua preparação, eficácia e risco de indignação pública por imagens de crianças imigrantes presas ou separadas de suas famílias. Vitiello foi substituído no ICE pelo ex-oficial do FBI e da Patrulha da Fronteira, Mark Morgan, que havia impressionado o Presidente com declarações na TV a favor de severas medidas contra imigrantes.

Em suas primeiras duas semanas de trabalho no ICE, Morgan disse publicamente que planeja reforçar a fiscalização interior e ir atrás de famílias com ordens de deportação, insistindo que as decisões devem ser tomadas para manter a integridade do sistema legal do país. “Nosso próximo desafio será a prisão e deportação interna”, disse Morgan aos repórteres em 4 de junho, em Washington. “Iremos atrás de pessoas que receberam ordens finais de deportação. “Isso incluirá famílias”, disse ele, acrescentando que os agentes do ICE tratarão os pais e filhos que prendem “com compaixão e humanidade”.

Autoridades dos EUA com conhecimento dos preparativos anunciado por Trump disseram nos últimos dias que a operação não era iminente, e as autoridades do ICE disseram na noite de segunda-feira ao jornal The Washington Post que não estavam cientes de que o Presidente planejava divulgar seus planos de fiscalização e prisão no Twitter.

A execução de uma operação em larga escala do tipo em discussão requer centenas – e talvez milhares – de agentes federais e apoio a policiais, bem como semanas de coleta de informações e planejamento para verificar endereços e locais de indivíduos alvos de prisão.

A afirmação do presidente de que o ICE estaria deportando “milhões” também estava em desacordo com a realidade dos desafios orçamentários e de pessoal da agência. As prisões do  ICE no interior dos EUA têm diminuído nos últimos meses porque muitos agentes estão ocupados administrando o surto recorde de famílias imigrantes na fronteira sul com o México.

O plano de detenção familiar foi considerado ainda mais sensível do que uma operação típica porque as crianças estão envolvidas, e as autoridades de segurança interna mantêm preocupações significativas de que as famílias serão inadvertidamente separadas pela operação, especialmente porque os pais em algumas famílias têm ordens de deportação, mas seus filhos dos quais são cidadãos dos EUA – talvez não.

Se os adultos forem presos sem seus filhos porque estão na escola, na creche, no acampamento de verão ou na casa de um amigo, é possível que os pais possam ser deportados enquanto seus filhos são deixados para trás.

Termos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

3 + 19 =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved