Trump anuncia “cartão de ouro” para milionários mudarem para os EUA

Wilson Smith

IMG_9027

O Presidente Donald Trump disse, ontem (25), que pretende oferecer um visto “Gold Card” por US$ 5 milhões, substituindo um visto para investidores que existe há 35 anos.

“Eles serão ricos, bem-sucedidos, gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e empregarão muitas pessoas. Achamos que isso será extremamente bem-sucedido”, disse Trump se referidndo a imigrantes investidores que poderiam ganhar o visto permanente.

O Secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que o “Trump Gold Card” substituirá os vistos EB-5 em duas semanas. Criados pelo Congresso em 1990, os EB-5 foram projetados para estimular investimentos estrangeiros e são concedidos a pessoas que investem cerca de US$ 1 milhão em uma empresa que emprega pelo menos 10 pessoas nos EUA.

Lutnick disse que o novo “Gold Card”, que na prática é um green card (residência permanente legal), elevaria o valor do investimento exigido e eliminaria fraudes e “bobagens” que, segundo ele, caracterizam o programa EB-5. Assim como outros Green Cards, ele incluiria um caminho para a cidadania americana.

De acordo com o anuário estatístico de imigração mais recente do Departamento de Segurança Interna, cerca de 8.000 pessoas obtiveram vistos para investidores no período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2022. Em 2021, o Serviço de Pesquisa do Congresso relatou que os vistos EB-5 apresentam riscos de fraude, incluindo a verificação da origem legal dos fundos investidos.

Vistos para investidores são comuns em diversos países. A consultoria Henley & Partners aponta que mais de 100 países ao redor do mundo oferecem “vistos dourados” para indivíduos ricos, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Grécia, Malta, Austrália, Canadá e Itália.

Trump não mencionou requisitos para criação de empregos. Além disso, enquanto o número de vistos EB-5 é limitado, ele sugeriu que o Governo Federal poderia “vender” 10 milhões de “Gold Cards” para reduzir o déficit. “Pode ser ótimo, talvez seja fantástico”, afirmou.

“É algo semelhante a um Green Card, mas com um nível mais sofisticado, um caminho para a cidadania para pessoas ricas ou de grande talento. Na prática, pessoas ricas pagariam para que pessoas talentosas entrem no país, ou seja, empresas poderiam pagar para trazer profissionais e garantir um status de longo prazo para eles”, explicou Trump.

O Congresso define os critérios para obtenção da cidadania, mas Trump afirmou que os “Gold Cards” não precisariam de aprovação legislativa.

Termos

Compartilhe