“Todo mundo merece o direito a um transporte seguro”

Marcony Almeida

LENITA

*Por Chrystel Murrieta Ruiz e Lenita Reason

No dia primeiro de julho, Massachusetts juntou-se aos quase 20 estados que agora oferecem carteiras de motoristas aos residentes, independentemente do status migratório, com a implementação da Lei de Mobilidade de Trabalho e Família. Agradecemos à administração da governadora Healey por dedicar recursos significativos para apoiar o Registro de Veículos de Motor (RMV por suas siglas em inglês) na preparação para o fluxo de novos solicitantes com acessibilidade multilíngue. Os solicitantes devem fazer agendamentos com antecedência em Mass.Gov/MyRMV ou ligando para 857-368-9362.

Certamente haverá desafios na implementação da nova lei, com milhares de novos candidatos chegando às instalações do RMV, mas valerá a pena. Estudos mostram que a expansão do acesso a carteiras de motoristas aumenta muito a segurança dos motoristas e a cobertura de seguro em nossas estradas, além de reduzir acidentes, atropelamentos e fugas. A implementação dessa lei também promoverá a igualdade racial ao facilitar o acesso ao emprego para muitas famílias de imigrantes que dependem de um carro para trabalhar.

No final das contas, trata-se de ajudar ao jovem que finalmente pode dirigir para o trabalho com sua nova carteira de motorista, ou à mãe imigrante que agora pode procurar seus filhos na escola sem medo. “Ter uma carteira de motorista não é um luxo, mas sim uma necessidade para muitas pessoas sobreviverem e cuidarem de suas famílias”, diz Mayra, mãe de dois filhos que migrou do México para este país há 17 anos. Mayra é uma sobrevivente de violência doméstica que não tinha acesso a transporte para manter-se com sua família em segurança quando sofria de abusos. Após concluir o exame de motorista, Mayra finalmente poderá levar seus filhos à escola e às consultas médicas sem medo de ser parada pela polícia. Com uma carteira de motorista e um veículo totalmente registrado e segurado, Mayra acredita que sua saúde mental melhorará consideravelmente e sua ansiedade diminuirá.

“Sou uma pessoa, mas represento muitas como eu”, diz ela. A nova lei não se trata apenas de ajudar novos imigrantes como Mayra; isso beneficiará todo o estado de Massachusetts. À medida que os candidatos pagam as taxas de licenciamento, compram carros novos e viajam pela Commonwealth, toda a nossa economia será beneficiada. A Coalizão The Driving Families Forward composta por 270 organizações trabalhistas, de imigração, empresariais e de defesa jurídica, ajudou a aprovar essa lei após anos de trabalho árduo.

Em nome de Mayra e de todos os demais candidatos que finalmente poderão solicitar as carteiras de motoristas, independentemente do status migratório, agradeço e parabenizo todos os envolvidos nessa luta. Todos merecem o direito a um transporte seguro.

*Chrystel Murrieta Ruiz e Lenita Reason são co-presidentes da Coalizão The Driving Families Forward, que apoiou a Lei de Mobilidade Familiar e de Trabalho.

 

Termos

Compartilhe