Tempestade derruba árvores e causa transtorno em Massachusetts

Marcony Almeida

AGO

Cerca de meio milhão de residências em Massachusetts, a maioria no South Shore e em Cape Cod, permaneceram sem energia na tarde de quarta-feira, enquanto o governador Charlie Baker e funcionários de serviços públicos advertiram que os esforços de restauração poderiam levar alguns dias.

“A tempestade não terminou, e as equipes estão trabalhando para tornar as estradas e outras infraestruturas seguras”, disse o governador. “Certamente, vimos muito disso em nosso caminho para cá e tenho certeza de que qualquer pessoa que more nas áreas entre Quincy e o final do Cape provavelmente não terá que ir muito longe para encontrar um exemplo do impacto dessa tempestade”.

Um forte sistema de baixa pressão mudou-se para a região durante esta tarde, trazendo ventos e chuvas prejudiciais. Algumas partes do estado, principalmente locais costeiros como New Bedford e Salem, registraram mais de sete centímetros de chuva, e rajadas de vento atingiram uma alta de 94 milhas por hora, registradas em Edgartown por volta das 4h30, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

A secretária de Energia e Assuntos Ambientais, Kathleen Theoharides, disse à imprensa que as empresas de serviços públicos trouxeram equipes extras de lugares tão distantes quanto o Canadá para ajudar na restauração da eletricidade, mas que o “cronograma é de aproximadamente vários dias” para uma restauração em todo o sistema.

Equipes de serviços públicos em todo o estado têm estado ocupadas removendo arvores caídas em postes, mas não podem começar com segurança os reparos na transmissão aérea ou nas linhas de serviço até que a tempestade e seus ventos se movam para longe da costa. Theoharides acrescentou que as rajadas não devem cair abaixo do limite de 35 milhas por hora até as 9h ou 10h da noite de hoje.

“Assim que os ventos diminuírem, assim que tivermos ventos abaixo de 35 milhas por hora, as equipes poderão subir nos caminhões e se concentrar nos esforços de restauração de energia”, disse.

O governador acrescentou ainda que, embora seja um processo de vários dias para reestabelecer a enegia para todos, “não estamos falando de muitos dias, estamos falando de algo que levará alguns dias para limpar”.

A National Grid, que tinha mais de 300.000 clientes em Massachusetts sem energia em um determinado momento de hoje, disse que restaurou mais de 30% desses clientes às 15h. A concessionária informou que tinha mais de 2.400 pessoas respondendo para iniciar o processo de restauração de energia para clientes de Massachusetts e Rhode Island.

O CEO da Eversource, Joe Nolan, disse que sua empresa tinha mais de 280.000 clientes sem energia, e mais de 1.500 trabalhadores dedicados a auxiliar na restauração.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *