Ser paciente

A paciência é considerada uma virtude humana, e geralmente é relacionada a uma pessoa educada, controlada no temperamento, calma e evoluída. Também significa que uma pessoa paciente é tolerante e perseverante em situações difíceis e diversas da vida. Dizia minha minha mãe, que eu nasci de 8 meses ao invés de 9, mas não sei até que ponto isso é verdade, pois nasci de parto natural em um tempo onde a tecnologia era ainda pouco desenvolvida. O médico e a grávida podem ter feito as contas erradas, mas é fato que nasci desprovida de paciência.

Uma virtude tão importante para atingir pequenas e grandes coisas na vida, como por exemplo a concentração ou um diploma de mestrado ou doutorado. É preciso cumprir os créditos! No mundo atual onde tudo é para ontem, onde a tecnologia nos ajuda na velocidade da luz, onde a ansiedade é a favor do imediatismo e parte integrante das nossas vidas, até me encaixo bem. Sou tão impaciente que nem consigo jogar o jogo que tem o nome “Paciência”!

Alguns defendem que a paciência pode ser praticada. Na verdade, eu nunca tive paciência de tentar praticá-la. Acredito que a paciência determina a tolerância do tempo e do espaço de cada indivíduo. E Imagino como é difícil para as pessoas que precisam passar o dia inteiro em filas de espera para conseguirem atendimento médico pelo nosso sistema único de saúde no Brasil.

Muitas vezes as pessoas passam a noite na fila, dormindo no chão para conseguirem apenas a senha para o atendimento. Me faz pensar o quão desigual é o sistema de saúde que temos. Os que têm dinheiro, conseguem pagar por um plano de saúde e, os que não têm, têm de pagar com a paciência da espera. Tem que ter muito equilíbrio emocional, para não se indignar e suportar tanta injustiça. E nem adianta reclamar, porque pelo o que me parece não se tem jeito a dar. Os governantes, grandes oportunistas, só trabalham em seus próprios benefícios.

A perseverança e a tolerância são qualidades que acompanham a paciência. Quando não temos nenhuma previsão das situações, e de como e quando irão se concretizar, estamos investindo tantas energias físicas, emocionais e psíquicas enquanto encarnados…estamos regidos pela lei do tempo. Ai é que entra a religião e os ensinamentos cristãos: “Deus, na hora certa virá o socorro de quem pede e espera”.

Alguns ditados populares tais como: “paciência tem limite”, quando queremos expressar que iremos perder a nossa paciência. Eu, por exemplo, quando estou nesse limite de zero de paciência, sim, porque a paciência é findável, como muitos sentimentos humanos. Então, é quando eu respiro profundamente, inspirando, expirando lentamente e rezo com muita fé. Todo esse ritual normalmente é em voz alta.

Desta forma, acho dentro do meu peito a força e a concentração e desesperadamente procuro. Grito: “Deus dá-me paciência”. E tem de ser muita, porque pouca paciência não vai resolver meu problema! Nem sei mesmo de onde vem, mas só sei que me acalmo e a paciência me invade. Tomara que explicando a minha experiência eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma a ser mais paciente. Espero do fundo do meu coração que dê certo com você!

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved