Biden doará 400 milhões de máscaras N95 a partir da próxima semana

Marcony Almeida

MASKS

O governo Biden começará a disponibilizar gratuitamente 400 milhões de máscaras N95 para todos, a partir da próxima semana, após as autoridades federais enfatizarem o produto como melhor proteção contra a variante omicron do COVID-19, ao invés de coberturas faciais de pano.

A Casa Branca anunciou que as máscaras virão do Estoque Nacional Estratégico do governo, que possui mais de 750 milhões de máscaras altamente protetoras disponíveis. As máscaras estarão disponíveis para retirada em farmácias e centros de saúde comunitários em todo o país. Elas começarão a ser enviados esta semana para distribuição a partir do final da próxima semana, informou a Casa Branca.

Esta será a maior distribuição de máscaras gratuitas do governo federal ao público desde o início da pandemia de COVID-19. No início de 2020, o governo do então presidente Donald Trump considerou e depois engavetou os planos de enviar máscaras para todos os americanos em suas casas. O presidente Joe Biden abraçou a iniciativa depois de enfrentar críticas crescentes este mês sobre a inacessibilidade – tanto no fornecimento quanto no custo – das máscaras N95, já que a variante omicron altamente transmissível varreu o país.

Depois de enfrentar críticas semelhantes sobre a escassez de kits de teste doméstico COVID-19 no inverno, Biden lançou esta semana um site para os americanos solicitarem que quatro testes rápidos sejam enviados gratuitamente para suas casas, com os primeiros testes sendo enviados ainda este mês.

A Casa Branca disse que as máscaras serão disponibilizadas em farmácias e centros comunitários de saúde que tenham parceria com a campanha de vacinação do governo federal contra a COVID-19.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) atualizou na última sexta-feira suas orientações sobre coberturas faciais para afirmar mais claramente que as máscaras N95 e KN95, adequadamente ajustadas, oferecem mais proteção contra o COVID-19. Ainda assim, não recomendou formalmente N95s em vez de máscaras de pano.

A melhor máscara “é aquela que você vai usar e que você pode manter o dia todo, que você pode tolerar em ambientes internos públicos”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, na semana passada.

Detalhes não foram disponibilizados imediatamente sobre as especificidades do programa, incluindo o tipo de máscaras a serem fornecidas, se as de tamanho infantil estarão disponíveis e se as máscaras podem ser usadas novamente. A Casa Branca disse que “para garantir amplo acesso a todos os americanos, haverá três máscaras disponíveis por pessoa”.

As máscaras N95 ou KN95 estão mais amplamente disponíveis agora do que em qualquer outro momento durante a pandemia, embora geralmente sejam mais caras do que máscaras cirúrgicas ou máscaras de pano menos protetoras.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.