Os senadores Dick Durbin, de Illinois, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, apresentaram, na semana passada, o Dream Act de 2023, legislação que pode legalizar milhares de jovens imigrantes. A notícia chega no momento em que 600.000 jovens com status de DACA (Ação Adiada para Chegadas de Crianças) podem perder o beneficio devido a processos judiciais.
O Dream Act resolveria questões legais relacionadas ao DACA e ofereceria aos Dreamers status legal permanente, permitindo que continuassem vivendo e trabalhando nos Estados Unidos sem medo de deportação. O Dream Act de 2021 teria oferecido permanência a até 1,9 milhão de Dreamers, de acordo com FWD.us.
Em uma pesquisa no final de novembro, 73% dos eleitores registrados, incluindo 70% dos autodenominados conservadores, disseram apoiar uma ação legislativa imediata que forneceria uma solução permanente para os Dreamers, além de fortalecer a segurança nas fronteiras e atender às necessidades da força de trabalho agrícola.
“É ótimo ver os senadores Durbin e Graham continuando a trabalhar juntos em uma solução que sempre manteve um apoio bipartidário significativo. Há um forte apoio entre conservadores, moderados e liberais em todo o país para uma solução para os Dreamers este ano”, disse Jennie Murray, presidente e CEO do National Immigration Forum.