O senador Bob Menendez, um dos críticos democratas mais barulhentos e poderosos das políticas de imigração do governo Biden, disse esta semana que entregou uma lista de ações executivas à Casa Branca para lidar com a imigração ilegal na fronteira sul de uma maneira mais humana.
A medida é incomum para Menendez, democrata de Nova Jersey por três mandatos e presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, que durante anos se concentrou na política de imigração e apresentou uma série de projetos de leis destinados a mudar o sistema ultrapassado.
Entretanto, Menendez diz que é improvável que o Congresso aprove a legislação de imigração em breve. Sua decisão de tornar públicas suas recomendações refletem sua frustração crescente com o fato de o presidente Biden não cumprir suas promessas sobre as questões de imigração.
“Acredito que há uma série de ações executivas que o governo pode tomar para lidar com nossos desafios de maneira mais eficaz e humana”, disse Menendez em entrevista ao The New York Times.
Cada um dos últimos três presidentes, incluindo Biden, recorreu a ações executivas para lidar com questões de imigração. O Congresso não revisa as leis sobre este tema há mais de 30 anos.