Seminário internacional celebra 200 anos da Independência do Brasil

Wilson Smith

f6d015c8-ba38-43de-87bb-6af083bba3ba

O Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro junto com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), com o apoio da Academia Portuguesa da História, estão promovendo o seminário internacional “Memória e futuro – 200 anos da Independência do Brasil”, que teve início hoje (16) e vai durar até sexta-feira (20) de maio, todos os dias o evento inicia às 9h da manhã (horário de Boston) e 10h (horário de Brasília), em português, com transmissão ao vivo no canal da  FUNAG no Youtube.

O seminário virtual está sendo composto por mesas de debates nas quais serão discutidas perspectivas historiográficas, culturas políticas, formas de estado nacional, entre outros assuntos pertinentes aos dois séculos de história do Brasil.

A cada dia será debatidos diferentes abordagens, entre os temas estão: Perspectivas Historiográficas, Culturas Políticas, Memórias Construídas, Horizontes Ibéricos, Conexões Atlânticas, Formas do Estado Nacional, Instituições Imperiais, Independências Hispano-Americanas e Dimensões Regionais. Todos os painéis são debatidos com profissionais renomados.

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail debates@funag.gov.br. Os interessados em receber certificados de participação deverão se inscrever pelo link.

A atividade é uma iniciativa conjunta do Grupo de Trabalho do Bicentenário da Independência do Itamaraty, da Fundação Alexandre de Gusmão e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com o apoio da Academia Portuguesa da História. É uma ação aberta a toda comunidade.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp