Risco de contrair gripe aumenta em Massachusetts 

Marcony Almeida

Donnie Cardenas, right, waits in an emergency room hallway alongside roommate Torrey Jewett, left, as he recovers from the flu at the Palomar Medical Center in Escondido, Calif., on Wednesday, Jan. 10, 2018. The San Diego County resident said he was battling a heavy cough for days before a spike his temperature sent him into the emergency room. (AP Photo/Gregory Bull)

Estamos ficando um pouco mais doentes. A severidade da gripe “aumentou de baixa a moderada nesta semana” em Massachusetts, informou o Departamento de Saúde Pública do estado (DPH).

De acordo com o DPH, a “porcentagem de contração a doenças semelhantes à gripe em Massachusetts é maior que nos dois anos anteriores na mesma semana” e a atividade geral de “doenças semelhantes à gripe aumentou de moderada para alta nesta semana. A região oeste está relatando atividade moderada de ILI [doença semelhante à gripe], enquanto todas as outras regiões estão relatando alta atividade de ILI. ”

Ao mesmo tempo, no entanto, “o percentual de hospitalizações associadas à gripe em Massachusetts é menor do que nos dois anos anteriores na mesma semana”, disse o DPH.

Além disso,  durante “a temporada de gripe 2019-2020 mais amostras positivas de influenza B (tipo de gripe) do que influenza A (outro tipo de gripe) foram relatadas por hospitais e ambulatórios em Massachusetts”, e em todo o país “a atividade de doenças como a gripe está aumentando, sendo a gripe B a mais comum.”

Entre 29 de setembro de 2019 e 29 de dezembro de 2019, segundo o DPH, houve cerca de 1.300 casos de gripe confirmados em laboratório no estado. Todas os tipos de gripe “que foram analisadas em Massachusetts nesta temporada são cobertas pela atual vacina contra a mesma”, diz o relatório.

As autoridades de saúde pública alertaram que a maioria das pessoas “com doenças semelhantes à gripe não são testadas; portanto, o número de resultados positivos não reflete o número total de casos de gripe no estado”.

Mas como você sabe que sua doença é semelhante à gripe?

Essa doença é “definida como febre acima de 100 ºF (37.7°C), além de tosse e / ou dor de garganta”, diz o relatório. “Há mais pessoas sendo infectadas pela gripe do que as que foram testadas contra a gripe. O ILI [doença semelhante à gripe] é usado durante toda a temporada regular de gripe como uma maneira de ajudar a rastrear a atividade da doença em indivíduos que não são testados, pois as tendências no ILI demonstraram refletir as tendências da mesma”.

O relatório acrescentou que 79 unidades de saúde “chamadas” sites sentinela “relatam o número de pacientes que atendem com ILI a cada semana durante a temporada regular de gripe”.

Entre 29 de setembro de 2019 e 29 de dezembro de 2019, a DPH disse que 3,7% de todas as visitas aos locais sentinela ambulatorial eram para doenças semelhantes à gripe, em comparação com cerca de 3,2% durante o mesmo período em 2018.

Enquanto isso, 1,62% de todas as hospitalizações nos locais entre 29 de setembro de 2019 e 29 de dezembro de 2019 eram para doenças semelhantes à gripe, em comparação com cerca de 3% no mesmo período de 2018, segundo o relatório.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

dezesseis + 4 =