Quem precisar estocar testes de COVID-19 em casa, só terá até sexta-feira (02) de setembro para solicitar os testes rápidos do Governo Federal sem nenhum custo. As autoridades de saúde estão planejando suspender o programa, de acordo com informações oficiais não há dinheiro para a continuidade do Programa. Estima-se que milhares de testes já foram distribuídos desde o início da campanha em janeiro.
“Os pedidos por meio deste Programa serão suspensos na sexta-feira, 2 de setembro, porque o Congresso não forneceu financiamento adicional para reabastecer o estoque de testes no país”, diz uma nota que foi adicionada nos últimos dias ao site do Programa de testes gratuitos.
Um alto funcionário do governo Biden, disse à NBC News, que “O programa pode voltar se o Congresso alocar financiamento. Se for liberado o financiamento retomaremos rapidamente a distribuição de testes gratuitos através do covidtests.gov. Até então acreditamos que reservar os testes restantes para distribuição ainda este ano, é o melhor caminho”, finalizou o porta-voz.
O funcionário ainda disse que, “O governo foi claro sobre as necessidades urgentes de financiamento para o combate ao COVID-19. Avisamos que a falta de ação do Congresso forçaria compensações inaceitáveis e prejudicaria nossa preparação e resposta geral ao COVID-19, e que as consequências provavelmente piorariam com o tempo”, finalizou.
O programa começou em janeiro, quando o país estava nas garras do aumento inicial da Omicron. Em meados de maio a Casa Branca disse que mais de 70 milhões de lares haviam solicitado testes e cerca de 350 milhões de testes haviam sido distribuídos. O USA Today relata que mais de 600 milhões de testes já foram distribuídos.