Prefeito de Nova York condena atitude do governador do Texas por transportar imigrantes de ônibus para Nova York

Wilson Smith

M

No último domingo (07), o prefeito Eric Adams condenou a atitude do governador do Texas, Greg Abbott, por ter enviado ônibus com requerentes de asilo para a cidade de Nova York, alguns deles contra sua vontade.

Em uma visita matinal ao terminal de ônibus da Autoridade Portuária, Adams cumprimentou algumas pessoas de um ônibus que transportava imigrantes vindos do Texas, na ocasião o Prefeito disse que, “O que o Governador está fazendo é horrível”.

O Governador republicano do Texas anunciou na sexta-feira (05), que estava enviando ônibus de imigrantes para a cidade de Nova York. Adams, um democrata moderado vem acusando há semanas que o Governador do Texas estava enviando requerentes de asilo para Nova York e sobrecarregando os abrigos para sem-teto da cidade, mas o governador do Texas, Greg Abbott, negou a acusação.

Adams, ainda disse que os imigrantes estavam sendo forçados a entrar em ônibus, mesmo que quisessem ir para outros destinos além de Nova York. Alguns foram falsamente informados de que seriam levados ao destino desejado, apenas para serem retirados do Texas, com destino a Nova York, finalizou o prefeito Adams.

“Algumas das famílias que estavam no ônibus queriam ir para outros locais, mas não foram autorizadas a fazê-lo. Eles foram forçados a entrar no ônibus. Nosso objetivo é descobrir imediatamente as necessidades de cada família e dar-lhes a assistência que desejam”, disse Adams.

Autoridades da cidade de Nova York informaram na semana passada que 4.000 requerentes de asilo entraram em seu sistema de abrigos desde o final de maio. Adams apontou para o influxo quando revelou no mês passado que a cidade violou a lei estadual, ao não colocar famílias indigentes em abrigos da cidade em tempo hábil.

O governador Abbott ordenou que a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas fretasse ônibus para transportar imigrantes do Texas para Nova York e Washington DC, para onde milhares de recém-chegados foram enviados desde abril.

“Por causa da contínua recusa do presidente Biden em reconhecer a crise causada por suas políticas de fronteira aberta, o Estado do Texas teve que tomar medidas sem precedentes para manter nossas comunidades seguras”, disse Abbott, em comunicado.

O comunicado do Governador do Texas diz que, “Além de Washington DC, a cidade de Nova York é o destino ideal para esses imigrantes, que podem receber a abundância de serviços e moradias da cidade que o prefeito Eric Adams, tanto se gabou dentro da cidade santuário”. No mesmo comunicado, Greg Abbott ainda diz, “Espero que ele cumpra sua promessa de receber todos os imigrantes de braços abertos para que nossas cidades de fronteira invadidas e sobrecarregadas possam encontrar alívio”, finalizou.

Após três dias de viagem, quatorze pessoas foram deixadas na rodoviária no domingo de manhã (07), Adams disse que as autoridades esperavam que 40 pessoas estivessem no ônibus, mas tudo indica que algumas pessoas podem ter descido em outras paradas ao longo da rota.

Para o Prefeito de Nova York, “É inimaginável o que o Governador do Texas fez, pois os EUA sempre acolheu aqueles que fugiam de perseguições, nunca se fechou aos necessitados, aí você vê este Governador que não está fazendo isso no Texas. Mas, vamos resolver a situação dessas famílias”, concluiu Adams.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp