População latina de Massachusetts chegará a 15%, aponta estudo

Marcony Almeida

INDUS

A população latina em Massachusetts continuará a crescer nos próximos 15 anos, necessitando de estratégias no nível estadual para adaptar o desenvolvimento educacional, a força de trabalho e as oportunidades econômicas à crescente diversidade, de acordo com um novo relatório da UMass Boston.

Cerca de 1,15 milhão de latinos viverão no estado até 2035, quase o dobro de 2010 e cerca de 340 mil a mais do que atualmente residem em Massachusetts, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Mauricio Gaston da UMass Boston para Desenvolvimento Comunitário Latino e Políticas Públicas.

Um em cada cinco nascimentos será de pais latinos, dando continuidade a uma tendência de longo prazo já em andamento: até 2035, cerca de 15% da população do estado será latino, a maioria nascida nos Estados Unidos, segundo o relatório. “Nós tendemos a ter essa percepção de que os latinos são comunidades de imigrantes”, disse à imprensa Lorna Rivera, diretora do Instituto Gaston. “Sim, há muitos que são imigrantes, mas a maioria no futuro vai ser nativo”.

Rivera apresentou as estimativas a um grupo de legisladores, muitos deles membros do Comitê Legislativo Negro e Latino, na quarta-feira (6). Os legisladores começaram o que disseram ser um diálogo contínuo sobre como os líderes estaduais precisam planejar para se preparar para as mudanças.

“Temos que investir mais recursos para garantir que a comunidade latina faça parte do desenvolvimento da força de trabalho, do desenvolvimento de negócios e de todos os serviços que nossas instituições públicas oferecem”, disse o deputado Carlos Gonzalez, presidente do Comitê Legislativo Negro e Latino. “Nossa força de trabalho tem que ser reflexo da população.”

As escolas podem precisar de mais investimentos em serviços bilíngües para acomodar um crescente corpo estudantil latino-americano, disseram os legisladores, e os serviços de idosos talvez precisem se adaptar a um número maior de idosos vivendo com seus filhos e netos.

Algumas dessas mudanças já estão em andamento. O deputado Aaron Vega disse em Holyoke, que tem uma população latina de cerca de 50%, as escolas oferecem programas em duas línguas como forma de oferecer melhores apoios às famílias.

Em comparação com outros estados, o relatório do Instituto Gaston descobriu que Massachusetts tem uma população latina extraordinariamente diversa. Os porto-riquenhos constituem a maior fatia de cerca de 40% dos mais de 800 mil latinos, mas há um número considerável de residentes latinos estrangeiros e nativos em Massachusetts, com raízes em pelo menos nove outros países.

Quase a metade vive em seis cidades – Boston, Springfield, Lawrence, Worcester, Lynn e Chelsea – mas as mudanças demográficas são sentidas em todo o estado. O deputado Dylan Fernandes, que representa as ilhas e parte de Cape Cod, disse que Nantucket tem o único distrito escolar em sua área que está crescendo graças a um influxo de latinos.

“É quase inteiramente (estudantes de inglês) que estão crescendo essa população”, disse ele. “Estamos tendo uma série de demografia, mas principalmente demografias mais jovens, mas há uma grande e crescente população imigrante em ambas as ilhas”.

As tendências populacionais também envolvem implicações econômicas. O relatório do Instituto Gaston descobriu que os latinos têm maior participação da força de trabalho do que os brancos, mas menores taxas de emprego, em grande parte devido às diferenças econômicas no nível da comunidade.

Um grande número de latinos mostrou em pesquisas que eles estão interessados ​​em empreendedorismo, mas apenas 10% dos negócios em Massachusetts são de propriedade majoritária de latinos. Isso provavelmente mudará nos próximos anos, disse Rivera.

“Sem o trabalho latino, não teríamos crescido”, disse ela. “A economia de Boston não teria crescido sem a contribuição dos latinos. E este será o caso em diferentes áreas do estado”.

Termos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

dezessete + três =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved