Piranhas, um oásis em meio ao Sertão de Alagoas

Wilson Smith

WhatsApp Image 2022-06-27 at 23.32.43

A terra do cangaço é margeada pelo Rio São Francisco e emoldurada por muitas belezas naturais 

Piranhas é um município localizado no Sertão do estado de Alagoas, situado a cerca de 290 km da capital. Possui um centro histórico muito rico com construções antigas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A região é um polo de turismo do Sertão, ocupando o terceiro lugar entre os destinos turísticos mais buscados de Alagoas, entre seus vários atributos estão a arquitetura colonial, a vasta gastronomia, o Museu do Sertão, programação noturna e, principalmente, os passeios aos Cânions pelas águas do Rio São Francisco.

O quinto maior cânion navegável do mundo, chamado Cânion do Xingó, é um conjunto de paredões que emolduram a beleza do Rio São Francisco e formam um imenso corredor de águas que conduz aqueles que fazem o passeio de catamarã até a Gruta do Talhado. Durante o passeio é possível vislumbrar lindas formações rochosas nos paredões, e se o visitante fizer o passeio de catamarã pode ouvir uma série de curiosidades que são contadas pela tripulação, além de um guia que fala acerca da história do local, ainda possui um serviço de bordo, com bebidas e petiscos.

A empresa que oferece a melhor comodidade é a MFtur. Com embarque no Karrancas, as embarcações são seguras e confortáveis. A experiência do passeio até a Gruta do Talhado garante fotos excelentes em todo o percurso. O passeio também conta com uma parada em meio ao rio, com uma área cercada, onde o turista pode tomar banho. 

Outra opção de passeio bastante procurado é o Cangaço Eco Parque, durante todo o percurso, com embarque no Centro Histórico de Piranhas o guia vai explicando sobre a história do lugar e o visitante tem a oportunidade de apreciar o visual das formações rochosas e todo cenário natural que é bem preservado. 

Ao chegar no parque é possível fazer a Rota do Cangaço, que conta a história de Maria Bonita e do Lampião, personagens que são ícones da cultura do Nordeste brasileiro.  No trajeto o turista faz uma trilha, percorre toda a caatinga e após alguns minutos chega ao local onde ocorreu o assassinato de Lampião e seu bando. Após a caminhada, vale desfrutar de um almoço delicioso no Cangaço Eco Parque. O restaurante fica às margens do Rio São Francisco, o cardápio inclui deliciosos drinks e pratos. O local é ótimo para banho. O espaço conta com atividades como passeio à cavalo, slackline, passear com o burrinho, toboágua, tudo à beira do lindo Rio São Francisco.

Hospedagem

No que confere a rede hoteleira Piranhas também dispõe de boas opções, entre os destaques está o Xingó Parque Hotel & Resort, que possui a maior estrutura da região. Tem piscina com parque aquático, café da manhã super completo e uma série de atividades para os hóspedes e o atendimento é impecável.

Gastronomia

Para quem visita Piranhas o ideal é almoçar no Karrancas Restaurante, que oferece pratos excelentes com ingredientes locais, além de várias outras opções à la carte, a Moqueca Carlu que leva peixe, camarão e banana da terra é uma excelente pedida. A noite vale aproveitar a Cachaçaria Altemar Dutra com o melhor sushi da região.

Melhor ponto para ver o pôr do sol

O Pôr do Sol Canyons Dourados é uma ótima opção para contemplar o pôr do sol,  a empresa Candeeiros Eco Tur oferece essa experiência inesquecível. O local fica próximo a Olho D’água do Casado, o passeio é fantástico. Para contemplar um lindo entardecer de cima dos Canyons do São Francisco.

Saída noturna

Vale muito visitar a Cachaçaria Altemar Dutra. A casa tem um show de forró pé de serra, apresentações culturais e brincadeiras, além de uma quadrilha improvisada muito divertida!

Melhor ponto para banho

Para quem deseja desfrutar de um refrescante banho nas águas do Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, pode se dirigir ao Centro Histórico de Piranhas, bem no final do lado direito. É mais reservado e com águas calmas.

Roteiro pelo Centro Histórico

Piranhas respira história, fundada ainda no período colonial, é possível ao andar nas ruas do Centro Histórico, identificar várias construções que carregam a arquitetura setecentista dentre outros sinais que nos remetem a história do Brasil. Nesse caso, vale conhecer o Centro de Artesanato, o Museu do Sertão, a Orla de Piranhas e as igrejas antigas, com destaque para a Igreja  Senhor do Bonfim situada no Mirante Secular. 

Foto: Roger Silva

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp