Papa Francisco abre cúpula sobre abuso sexual

Marcony Almeida

papa

Com sua autoridade moral em questão e seu legado papal na balança, o Papa Francisco abriu, hoje (21), uma histórica reunião de cúpula no Vaticano dedicada ao abuso sexual clerical de crianças, uma questão que por décadas devastou alguns cantos de sua vasta igreja sendo totalmente ignorada e negada em outros.

“Ouvimos o grito dos pequenos pedindo justiça”, disse Francis aos 190 líderes da Igreja Católica Romana que se reunem de todo o mundo no início de uma conferência de quatro dias com a intenção de instruí-los sobre a profundidade e a universalidade da Igreja Católica Romana. O problema a tentar ser resolvido no evento é como lidar com o problema. “O povo santo de Deus olha para nós e espera de nós não condenações simples e óbvias, mas medidas concretas e eficazes”, disse Francis.

Sobreviventes de abuso clerical, seus defensores e fiéis desalentados e repugnados pelo fracasso em lidar com os abusos estão exigindo que a Igreja consagre no Direito Canônico uma política de tolerância zero para padres abusivos e bispos que os cobrem.

O Vaticano deixou claro na quinta-feira que isso não estava nas cartas. Em vez disso, Francisco – que pretende que o encontro seja uma “catequese”, educando bispos e líderes religiosos para que possam passar por uma conversão de espírito sobre a gravidade da crise – lhes proporcionou 21 “pontos de reflexão”.

“Eles são um roteiro para a nossa discussão”, disse o arcebispo Charles Scicluna à imprensa, principal investigador de crimes sexuais do Vaticano, em entrevista coletiva. “Eles são muito, muito concretos”.

Os pontos incluíram a codificação da participação de especialistas leigos em investigações de abuso sexual; garantir que os padres e bispos considerados culpados de abuso sejam demitidos do ministério; impedir que os nomes dos clérigos acusados ​​sejam publicados antes das condenações; e requerendo relatórios para autoridades civis e superiores da igreja.

Termos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

cinco × 4 =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved