Universidades mostram baixa taxa de positividade do COVID-19

Marcony Almeida

ago (4)

O retorno de estudantes universitários de todo o mundo aos campus e as cidades universitárias em Massachusetts tem sido fonte de grande preocupação nas últimas semanas, mas o governador Charlie Baker disse, ontem, que os dados coletados por sua administração mostram que as faculdades e seus alunos “estão fazendo sua parte” para limitar a disseminação do coronavírus.

A partir de quarta-feira, as autoridades estaduais de saúde pública começaram a relatar dados de teste de COVID-19 de faculdades e universidades. O relatório inclui informações de 59 instituições de ensino superior que estão fazendo testes no campus. Durante sua entrevista coletiva, Baker disse que o relatório inicial era uma boa notícia. “O relatório inicial de ontem indicou que cerca de meio milhão de testes foram conduzidos como parte desses testes em instituições de ensino superior desde 15 de agosto, e cerca de apenas 500 casos positivos foram relatados”, disse o governador sobre os resultados, que funcionam de forma bastante aproximada para uma taxa de teste positiva de 0,1%.

“É uma taxa de teste positiva que está obviamente bem abaixo da média estadual e mostra que faculdades, universidades e estudantes estão fazendo sua parte para garantir que comecem as aulas com segurança.” A média estadual da taxa de teste positivo, medida em uma base contínua de sete dias, foi de 0,8% na quarta-feira.

O Departamento de Saúde Pública relatou um total de 499 casos de COVID-19 em Massachusetts associados ao ensino superior, incluindo 168 que são novos desde a semana passada. Os dados do ensino superior são agregados e não-desagregados, de acordo com cada instituição. Como fez com outros setores, o governo publicou diretrizes e protocolos para a reabertura de faculdades e universidades, abordando o controle de infecções, testes e isolamento, higiene e muito mais.

O governador disse que está “feliz que tantas faculdades estejam trabalhando duro para fazer as coisas que precisam ser feitas para implementar esses protocolos, e isso provavelmente tem muito a ver com o motivo de termos visto taxas tão baixas de testes positivos até agora”. A próxima rodada de relatórios de faculdades e universidades é esperada na próxima quarta-feira. O departamento disse que dados de faculdades e universidades adicionais serão adicionados ao relatório semanal à medida que lançam iniciativas de teste do COVID-19.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

20 + 14 =