O oportunismo e oportunista

O oportunismo é a sagacidade dos humanos em tirar proveito de circunstâncias ou fatos para obter algo em benefício próprio. É um comportamento pejorativo, frequentemente em detrimento dos princípios e normas vigentes em uma sociedade. O oportunista subordina seus princípios e interesses momentâneos para se aproveitar de outras pessoas, buscando vantagens pessoais, se acomodando às circunstâncias, para chegar facilmente a um resultado desejado. O oportunista é sempre um egoísta, que pode até fazer favores, mas está mesmo é fazendo uma “poupança” ou um investimento antecipado no futuro, com alguma intenção de reverter tudo que faz posteriormente a seu favor.

Os oportunistas tornam-se íntimos do seu alvo de onde pretendem tirar proveitos muito rapidamnte. Para agirem assim, fingem que têm os mesmos interesses que você para criarem a idéia que tem algo em comum, como se fosse sua alma gêmea. Aceitam a sua companhia se você estiver em evidência e for um provedor, e também somente se o programa evoluir para algo onde ele/ela possa tirar alguma vantagem. Costumam valorizar tudo relacionado a posição social, dinheiro, luxo e somem quando nao necessitam mais de você.

O oportunista é tão nocivo que, na área médica, oportunistas são definidos como “microrganismo que existem na flora bacteriana normal de um indivíduo e que se torna patogênica, devido a uma diminuição das defesas do organismo”, segundo o Dicionário. O oportunista socialmente falando é um indivíduo muito perigoso. Pessoas oportunistas não têm nenhum pudor ou constrangimento em causar mal a alguém, desde que elas próprias tirem algum proveito da situação.

É fácil identificar um oportunista e assim que ele/ela consegue tirar vantagens de você, ela/ela lhe descarta, sem nenhuma consideração. Os opotunistas são aproveitadores encantadores. Encontramos oportunistas como políticos parlamentares, burocratas sindicais, advogados, acadêmicos, enfim, eles existem em todos os segmentos e profissões.

A pior forma de oportunismo é a inconsciente, e como dizia Marx, o caminho para o inferno é pavimentado por boas intenções. O oportunista procura sempre se infiltrar no seu grupo familiar e de amigos, forçando intimidade. Faz muitas cobranças, mas não retribui ou contribui com nada para melhorar sua vida. É preciso aprender a se defender de pessoas oportunistas. Elas são bajuladoras incansáveis.

Enfim, ja conscientes do que são e de quem definimos acima como oportunistas, vamos nos cuidar para não sermos oportunistas, para só nos aproximarmos das pessoas com real interesse por elas, ou seja, por amor e com respeito, como nos ensinou Jesus, já que estamos na época da celebração de Seu nascimento. Também cuidemos para não sermos vítimas dos oportunistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved