O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA – CDC, alerta a população para estarem atentos às crianças que possam ter sido expostas ao chumbo após comerem produtos de compota de maçã com sabor de canela, vendidos em sachês.
O CDC publicou um comunicado oficial de saúde notificando os médicos de que, até 7 de novembro, 22 casos haviam sido relatados de crianças com níveis elevados de chumbo no sangue após comerem sachês de compota de maçã com canela. O CDC incentiva qualquer profissional da saúde ou cuidador que tenha casos como este para denunciar às autoridades de saúde locais.
A agência afirma que está trabalhando em conjunto com a Food and Drug Administration – FDA, órgão que regula alimentos e medicamentos dos EUA, além de parceiros locais para investigar a ligação. Laboratórios estaduais encontraram níveis extremamente altos de chumbo em certos lotes de embalagens dos sachês de maçã com canela que já foram recolhidos pelas marcas WanaBana, Schnucks e Weis.
Casos de níveis elevados de chumbo no sangue em crianças foram relatados em 14 estados ate agora. São eles: Alabama, Arkansas, Louisiana, Maryland, Missouri, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Washington.
Os produtos foram vendidos por varejistas como Amazon, Dollar Tree e Sam’s Club. Mês passado, A FDA emitiu um alerta na Carolina do Norte depois que uma investigação encontrou quatro crianças com níveis elevados de chumbo no organismo. A única conexão que os especialistas encontraram foram os sachês de purê de maçã e canela.
A FDA também alertou as famílias para não servirem esses produtos e incentivou a descartar as embalagens ou a levá-las de volta à loja onde as compraram para reembolso.
O chumbo é tóxico para os humanos e não existe um nível seguro. A exposição normalmente não é aparente imediatamente, mas pode causar atrasos no desenvolvimento das crianças. Os sintomas iniciais de envenenamento por chumbo podem incluir dores de cabeça, estômago e musculares, vômitos, anemia, irritabilidade, fadiga e perda de peso.
As empresas envolvidas estão colaborando com a investigação e trabalhando para encontrar a origem da contaminação desses produtos.