A administração Trump está planejando rejeitar pedidos de asilo de milhares de imigrantes nos Estados Unidos e, em seguida, torná-los imediatamente deportáveis, como parte da rigorosa ofensiva do presidente contra a imigração, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto que compartilharam a informação com a CNN.
Essa medida representa a mais recente de uma série de ações do governo para impedir que imigrantes recebam proteção nos EUA. À medida que as autoridades federais enfrentam pressão para alcançar números históricos de prisões por imigração, membros da administração têm trabalhado discretamente em estratégias para tornar mais pessoas passíveis de deportação.
As pessoas sendo alvo dessa ação são aquelas que entraram ilegalmente nos Estados Unidos e, posteriormente, solicitaram asilo, segundo as fontes. Os casos dessas pessoas devem ser encerrados, o que as deixaria em risco de deportação. A mudança pode afetar milhares de solicitantes de asilo.
Na última década, a maioria dos requerentes de asilo que apresentaram solicitações junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) informou voluntariamente como entrou no país, sendo que cerca de 25% afirmaram ter entrado ilegalmente. Isso representa pelo menos 250 mil pessoas, de acordo com um relatório federal que analisou os solicitantes de asilo em 2023. Os demais entraram legalmente por um porto de entrada, por meio de diferentes tipos de visto.