Nova prefeita de Boston fala aos brasileiros sobre moradia

Marcony Almeida

MW2

Eleita por uma coalizão multirracial, multilíngue e multigeracional, a nova Prefeita de Boston, Michelle Wu, representa a possibilidade de renovação para a cidade, tendo como um dos símbolos de inclusão e diversidade o fato de ser a primeira mulher de cor eleita para o cargo.

À frente da Prefeitura desde 16 de Novembro, Wu participou de uma maratona de entrevistas após ser eleita, ocasiões em que detalhou seus planos de campanha e reforçou compromissos com a população. Uma das conferências de imprensa aconteceu em Chinatown, com a participação a mídia étnica. A Brazilian Magazine teve exclusividade, sendo o único veículo de comunicação da comunidade brasileira a participar da mesa redonda com a prefeita eleita.

Michelle Wu respondeu a perguntas de representantes da mídia de 12 diferentes comunidades. Com a Brazilian Magazine, a nova Prefeitura falou sobre moradia, um dos temas mais relevantes do setor público.

Em Boston existe uma grande comunidade de brasileiros vivendo nos bairros de Allston e Brighton, e como outros imigrantes, enfrentando desafios de moradia, principalmente causados por fatores econômicos ligados à pandemia da Covid-19. De maneira geral, Wu afirmou que as questões envolvendo moradia, especialmente para comunidades imigrantes, classe trabalhadora e de baixa renda, continua sendo um dos mais urgentes problemas que a Cidade de Boston enfrenta. “Tenho tido muitas reuniões sobre como a Prefeitura pode abordar a questão da moradia, algo que requer mais esforços e voz sobre os recursos que precisamos do governo. Durante minha campanha, me propus a traduzir planos em ações imediatas sobre como obter fundos federais disponíveis e implantá-los para criar mais moradias acessíveis, além de acelerar os processos de zoneamento e aprovações.

De acordo com a nova prefeita, uma das propostas é impulsionar o acesso à casa própria. Ela destacou que a ex-prefeita Kim Janey já havia dado início à facilitação de recursos, ampliando os valores de alívio financeiro para proprietários que compraram sua primeira casa, e que pretende dar continuidade.

Em vários momentos da entrevista, Wu ressaltou que seu estilo de governo é sempre focar nas grandes metas, porém agir no passo a passo, com pequenas ações que possam trazer resultados a médio e longo prazo. “Mesmo havendo programas de ajuda, sabemos que existem barreiras para comunidades imigrantes. Já ouvi da comunidade muçulmana, por exemplo, que por causa de exigências muito específicas para empréstimos, embora houvesse credores, eles não conseguiram aprovação. Já na comunidade judaica, algumas sobreposições prazos para a obtenção recursos não permitiram que as pessoas fossem elegíveis a tempo”, exemplificou a prefeita.

Ela afirmou à Brazilian Magazine que está ciente sobre as barreiras de linguagem e cultura no acesso geral aos recursos, mas que será responsabilidade da administração da Cidade garantir que estes obstáculos sejam superados. “Pela primeira vez, em muito tempo, as verbas estão disponíveis. Por isso precisamos realmente conhecer as necessidades, através de interação diária, e assim fazer com que estes programas ajudem a comunidade.

PRIOPRIDADES DE WU

Michelle Wu também afirmou que tem três prioridades para seu mandato, sendo que o primeiro deles é pensar grande e ao mesmo tempo agir em questões específicas do dia-a-dia como manter as ruas limpas e seguras, por exemplo. Ela citou o planejamento de manutenção da Cidade durante o período de neve que se aproxima.

A segunda prioridade é colocar a Prefeitura e sua estrutura para fora, aproximando o trabalho administrativo das necessidades dos moradores de diferentes partes da cidade. Uma das ações neste sentido é tornar mais fácil o acesso das pessoas quando elas vão até a Prefeitura em busca de orientações e serviços públicos.

Já terceira prioridade é absorver o sentimento dos moradores para conduzir a cidade e a administração pública para onde eles querem, dando maior sentido de coletividade e pertencimento.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.