Menos de 50 pessoas tentaram entrar ilegalmente nos EUA pelo Canadá

Wilson Smith

CA (1)

Nos últimos quatro anos, menos de 50 pessoas foram detidas na Fronteira Norte de New Hampshire, de acordo com dados divulgados recentemente pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Desde 2020, 49 indivíduos foram apreendidos, conforme informou a agência na semana passada.

Esta é a primeira vez que a CBP divulga publicamente dados específicos sobre apreensões em New Hampshire, após pedidos no início deste ano por maior transparência. Os registros mostram dois casos em 2020, cinco em 2021, dois em 2022, 22 em 2023 e 18 em 2024.

Enquanto defensores das liberdades civis destacam a importância de conhecer a baixa quantidade de travessias irregulares na fronteira do Estado com o Canadá, legisladores republicanos consideram os cruzamentos ilegais uma questão de segurança pública.

“Estamos satisfeitos em ver que a CBP está disposta a divulgar esses dados regularmente, permitindo que todos tenham acesso aos fatos sobre as raríssimas travessias não autorizadas na fronteira norte de New Hampshire”, afirmou Amanda Azad, diretora de políticas da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) de New Hampshire.

O aumento nas apreensões em 2023 reflete uma tendência observada na imigração ilegal ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México, que alcançou um recorde naquele ano e desde então diminuiu consideravelmente, segundo o Centro de Pesquisa Pew. A escala, no entanto, é muito diferente: na fronteira sul do país, foram registradas mais de 2 milhões de apreensões em 2023, de acordo com dados da CBP.

Na fronteira norte de New Hampshire, junho de 2023 registrou o maior número mensal de apreensões, com nove casos. Nos 49 meses analisados, apenas em três meses o número de apreensões ultrapassou cinco casos.

Termos

Compartilhe