Maura Healey é eleita a primeira mulher governadora de Massachusetts

Wilson Smith

AG

Os eleitores, ontem (08), escolheram esmagadoramente a democrata Maura Healey como a próxima governadora de Massachusetts para suceder o popular governador republicano Charlie Baker. Essa disputa marca uma eleição de estreias históricas.

O republicano Geoff Diehl não era páreo para Healey, que tinha sido considerada a favorita dos democratas para se tornar a executiva-chefe do Estado. Com uma carreira política relativamente curta, porém com grandes contribuições para sociedade, Maura Healey entrou na corrida para o governo em janeiro, depois que Baker optou por não se candidatar a reeleição.

Com cerca de 28% dos votos contados até às 22h45, Healey já liderava Diehl com 63% a 35%. A Associated Press havia confirmado avitória em favor de Healey mais de duas horas antes do fim da apuração total.

“Para aqueles que votaram em mim e para aqueles que não votaram, quero que saibam que serei governadora de todos, e trabalharei com qualquer um que queira fazer a diferença neste Estado”, disse Healey em breve comunicado após a vitória. “Eu quero que vocês saibam, eu entendo o que vocês sentem, sei onde vocês estão e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-los”, concluiu a Governadora eleita Healey.

Além de ser a primeira mulher e a primeira pessoa abertamente gay eleita governadora em Massachusetts, Healey se tornou a primeira procuradora-geral de Massachusetts eleita para o gabinete do governador por duas vezes consecutivas. Ela é a terceira governadora democrata eleita de Massachusetts nos últimos 40 anos, e a vitória também fez de Healey a primeira lésbica a ser eleita governadora em qualquer Estado dos Estados Unidos.

“Diante de tanto ódio e intolerância varrendo nossa nação, sua vitória é um sinal especialmente para crianças LGBTQ que precisam desesperadamente de esperança, fortalecendo assim o discurso de que as pessoas LGBTQ têm um lugar na sociedade americana e podem se tornar líderes públicos respeitados. Estamos confiantes de que, sob a liderança de Maura, Massachusetts alcançará novos patamares como um dos Estados mais inclusivos do país”, disse Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Fund.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp