Massachusetts suspende restrições da COVID-19 e relaxa uso de máscaras

Fabiano Latham

Boston, MA -- 4/26/21 -- Massachusetts Governor Charlie Baker removes his mask as he steps to the microphone during a Road Safety Legislation Announcement at the State House. (Jessica Rinaldi/Globe Staff)

Em um movimento importante que anuncia o fim das restrições da era da pandemia, o Governador Charlie Baker disse nesta Segunda-feira que Massachusetts suspenderá todas as restrições às empresas no final de semana do Memorial Day, antecipando a data de reabertura em dois meses. Este é o sinal mais revelador de que o Estado está pronto para voltar a algo semelhante ao normal depois de mais de um ano de mortes, doença e lockdowns.

Baker anunciou a mudança em uma coletiva de imprensa, que se seguiu à flexibilização do CDC na semana passada, sobre o uso de máscaras em ambientes internos para pessoas totalmente vacinadas. O escritório de do Governador emitiu um comunicado com detalhes das mudanças.

A administração Baker-Polito anunciou que a comunidade está a caminho de cumprir a meta de vacinar 4,1 milhões de moradores até a primeira semana de Junho e que todas as restrições restantes do COVID-19 serão suspensas a partir de 29 de Maio. Ele afirmou também que encerrará o Estado de Emergência em 15 de Junho.

“Estamos dispostos a dar o próximo passo juntos. Além disso, o Estado rescindirá o pedido de uso de máscaras em 29 de maio, substituindo-o pela nova orientação do CDC para pessoas vacinadas e não vacinadas”, disse Baker.

O comunicado informa que as coberturas faciais ainda serão obrigatórias para todos os passageiros em sistemas de transporte público e privado (incluindo caronas, táxi, balsas, MBTA, trens urbanos e estações de transporte), em instalações de saúde e em outros locais que hospedam populações vulneráveis.

Segundo o comunicado, a partir de 18 de Maio, as regras para a prática de esportes amadores e juvenis será atualizada para não exigir mais coberturas faciais para atletas de 18 anos ou menos enquanto praticam esportes ao ar livre. A partir de 29 de Maio, todas as restrições aos esportes amadores e juvenis serão suspensas. O governo também divulgará orientações atualizadas para os acampamentos de verão, após 29 de Maio.

A partir de 18 de Maio, as orientações do Departamento de Educação Elementar e Secundária e do Departamento de Educação Infantil e Cuidados serão atualizadas para não exigir mais máscaras para atividades ao ar livre, como recreio, e para permitir o compartilhamento de objetos nas salas de aula, em ambientes K-12 e creches. Esta orientação entrará em vigor após 29 de maio.”

O comunicado diz que os moradores não vacinados são aconselhados a continuar usando máscaras e a manter distanciamento na maioria dos ambientes. As autoridades também recomendam que as pessoas totalmente vacinadas não precisam mais usar cobertura facial ou praticar distância social em ambientes fechados ou ao ar livre, exceto em certas situações.

De acordo com o CDC, a partir de Quinta-feira pessoas totalmente vacinadas podem dispensar as coberturas faciais quando estiverem em ambientes fechados. Existem algumas exceções e as pessoas ainda precisam usar máscaras em alguns lugares, incluindo aviões, ônibus e trens.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

19 − 17 =