O número de pedestres e ciclistas envolvidos em acidentes rodoviários em Massachusetts está aumentando e em 2022, conforme avaliação do Departamento de Transportes, já alcançou o maior número de acidentes com registros de óbitos.
Esse dado alarmante acomete os chamados usuários vulneráveis da estrada, são aqueles que não estão em um veículo motorizado, incluindo pedestres, ciclistas, patinadores e outros. Em análise desse cenário foi verificado que 101 pedestres morreram em acidentes em 2022. O recorde anterior de 83 mortes de pedestres foi registrado em 2012, de acordo com dados do MassDOT.
Segundo a nova Lei Bipartidária de Infraestrutura Federal cada Estado é obrigado a preparar uma avaliação do usuário vulnerável da estrada. O MassDOT vem coletando e analisando dados com o objetivo de desenvolver projetos para melhorar a segurança no trânsito. A avaliação será atualizada novamente em 2027, juntamente com o Plano Estratégico de Segurança Rodoviária.
A engenheira de segurança de Massachusetts, Bonnie Polin, disse que alguns dos dados descobertos na avaliação a surpreenderam, incluindo o número de acidentes ocorridos perto de escolas.
Em todo o Estado, 41% dos acidentes fatais e graves foram com bicicletas e 44% dos acidentes com pedestres e patinadores aconteceram a menos de 600 metros das escolas.
Polin disse que o MassDOT ajuda a executar um programa “Rotas seguras para a escola”, que a partir desde ano está funcionando com 60% das escolas em Massachusetts. Sob esse programa, 79 projetos de infraestrutura foram concluídos para ajudar os alunos a caminhar ou andar de bicicleta com segurança para a escola, 21 sinais e estradas foram colocados ou projetados.