Massachusetts precisa construir 222 mil casas para controlar crise habitacional

Wilson Smith

House

Representantes da Governadora Maura Healey anunciaram, hoje, que Massachusetts precisa acelerar a construção de moradias e erguer 222 mil casas em todo o Estado, nos próximos 10 anos, para conter a crescente escassez habitacional.

O número representa a análise mais abrangente da crescente demanda por moradias no Estado até o momento e evidencia com clareza a gravidade do problema habitacional, servindo como uma meta para enfrentar a escassez que está afetando a vida das pessoas e pode piorar se o Estado não aumentar o ritmo das construções.

Além disso, adiciona um senso de urgência aos esforços estaduais para suprir essa necessidade: Massachusetts está bem atrás do ritmo necessário para construir essa quantidade de novas moradias em uma década. Entre 2010 e 2020, o Estado construiu cerca de 19 mil casas por ano. Esse ritmo diminuiu recentemente, com apenas 11.600 permissões para novas construções emitidas em 2023.

Construir as casas necessárias não será uma tarefa fácil. As taxas de juros e outros desafios financeiros estão desacelerando o ritmo do desenvolvimento habitacional, e os municípios estão resistindo a medidas que tornariam mais fácil a construção dentro de seus limites.

“O principal fator que contribui para a crise habitacional do estado é que não há moradias suficientes para atender às necessidades das pessoas que vivem aqui”, afirma o relatório. “Por mais de duas décadas, o crescimento da demanda por moradias em Massachusetts superou o aumento da oferta, resultando em baixas taxas de vagas e em uma demanda intensa pelas casas disponíveis”.

O número foi desenvolvido pelo recém-formado Comitê Consultivo de Habitação do governo Healey como parte do primeiro plano habitacional abrangente do estado e reflete o número projetado de moradias necessárias até 2035 para acomodar a população existente, novos lares formados por jovens que procuram sua primeira casa e pessoas que se mudam para o estado.

Termos

Compartilhe