Marechal Deodoro um match entre mar, arquitetura colonial e muita história

Wilson Smith

ss

As ruas com construções históricas e a Praia do Francês formam um combo inesquecível para os turistas que visitam a região 

por Wilson Smith

O município de Marechal Deodoro é um destino que marcou a história de Alagoas e do Brasil, já que foi a primeira capital da então província do Estado, é o berço de nascimento do primeiro presidente do Brasil, que dá o nome a cidade. Em sua formação arquitetônica está um conjunto colonial composto por igrejas, sobrados e coloridas casas do século 18. O acervo dessas construções coroou a cidade com o título de Patrimônio Histórico Nacional em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e passou a integrar o roteiro das cidades nordestinas do Brasil colonial.

É importante destacar que a cidade reúne um rico patrimônio material e também imaterial, no que concerne à formação cultural do município em questão. Merece destaque especial o importante complexo do Centro Histórico de Marechal Deodoro, formado por igrejas, conventos e museus; e no âmbito imaterial destaque para os trabalhos das rendeiras da cidade, que são encontrados no Espaço Cultural Santa Maria Madalena e sua rica gastronomia.

Entre as construções históricas vale a visita ao Museu de Arte Sacra, o Convento de São Francisco e a igreja de Santa Maria Madalena, o conjunto do Carmo foi totalmente restaurado. Completam o roteiro as igrejas do Senhor do Bonfim e a de Nossa Senhora do Amparo; e o Palácio Provinciano. Também está preservada a casa onde nasceu o primeiro presidente brasileiro.

As belezas naturais

A natureza presenteou o Município, que abriga a concorrida praia do Francês. Com mar calmo – no trecho protegido por recifes – que vai do verde claro ao azul intenso – tons tão variados quanto seu público, composto por turistas e moradores que movimentam a região o ano inteiro. É uma das praias mais conhecidas de Alagoas, que fica apenas 20 quilômetros de Maceió.

Uma faixa da praia do lado esquerdo é protegida por recifes que formam piscinas naturais, os passeios de barco com fundo de vidro ou de jangada que levam os visitantes até os recifes são experiências únicas que agradam bastante os turistas, outras opções de entretenimento também são possíveis, como por exemplo, o aluguel de caiaques, de pranchas de stand up paddle e de equipamentos para snorkeling. Os adeptos do jet-ski e dos esportes à vela também podem desfrutar das águas mornas. Já o rústico lado direito da enseada é o point dos surfistas, tomado por ondas fortes e emoldurada por coqueiros, mais afastada do agito, a área garante um ambiente mais calmo.

Boa parte dos turistas ficam hospedados em Maceió e visitam a praia, mas a praia do Francês dispõe de boa infraestrutura de pousadas, restaurantes e lojas. Uma vez hospedado na região, vale também visitar a praia do Saco da Pedra, uma reserva natural repleta de piscinas naturais, barracas simples e um visual encantador.

Ainda entre os highlights de Marechal Deodoro está a vila de pescadores de Massagueira, ótima opção para um almoço pós-praia regado a muitos frutos do mar. O polo gastronômico também é famoso por suas doceiras, composto por barracas que dispõem de quitutes preparados artesanalmente. As cocadas são a maioria, mas não aparecem apenas nas versões originais – branca e coco queimado, sabores como banana, goiaba, maracujá, jaca e amendoim encantam os paladares.

Marechal Deodoro acaba se destacando pela riqueza cultural, significativamente marcada pela cultura barroca nas construções, sem contar na vasta cultura imaterial, responsável pelos diferentes saberes manuais que se perpetuam em todo Estado de Alagoas. Marechal é uma daquelas pequenas cidades onde você pode encontrar o que é de melhor para um turista, cultura, história, praias e lagoas, são atributos difíceis de explorar em um único dia, entretanto você pode escolher por onde começar, no pacato centro histórico-cultural ou diretamente com o pé na areia de suas praias e lagoas, não importa onde começar, o difícil será sair de lá do mesmo jeito que chegou.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp