Autoridades anunciaram na terça-feira (19) que o número de residentes de Massachusetts inscritos no MassHealth diminuiu em mais de 200.000 após sete meses de uma campanha feita para reavaliar a elegibilidade de cada membro.
Novos dados publicados pelo MassHealth, que combina o Medicaid do estado e o Programa de Seguro de Saúde Infantil sob um mesmo guarda-chuva, mostram que 129.000 pessoas perderam a cobertura em novembro, à medida que o processo de redeterminação avançava. Cerca de 16.000 residentes se juntaram ao MassHealth no último mês, e mais 12.000 retornaram ao sistema depois de terem sido considerados inelegíveis anteriormente, mostram os dados.
Esse é o maior declínio desde o início do processo em abril. O Secretário Assistente do MassHealth, Mike Levine, afirmou que a administração Healey espera “Mais alguns meses de redução significativa da carga de casos até dezembro e durante o inverno”.
No total, os registros do MassHealth perderam 203.000 membros nos primeiros sete meses de redeterminação, diminuindo cerca de 8,4%.
Quase 60% dos residentes de Massachusetts removidos dos registros perderam a cobertura porque o Estado não conseguiu obter informações suficientes para confirmar sua elegibilidade. As autoridades acreditam que esse número inclui uma mistura de pessoas que sabem que não se qualificam mais para o MassHealth e ignoram os esforços oficiais de contato, bem como aquelas que ainda podem ser elegíveis, mas não respondem.