Nos últimos anos o artesanato conquistou o seu espaço na moda, e vem crescendo cada vez mais de maneira gradual, basta observar os estilistas desfilando suas coleções de últimos lançamentos nas passarelas dos grandes eventos de moda, a exemplo do Dragão Fashion, em Fortaleza, Amarê Fashion, em Goiás, o Minas Trend, em Belo Horizonte, o “Renda-se Alagoas, e São Paulo Fashion Week, onde vários estilistas fizeram sucesso desfilando suas coleções usando o luxo do artesanato.
A brasileira Rejane Pimentel, natural de Maceió, capital do estado de Alagoas, foi campeã do “Renda-se Alagoas”, com sua coleção em tecidos de chita customizados com filé e renascença.
O “Renda-se Alagoas” é um evento de moda patrocinado pela empresa Magazine Luiza” uma das maiores empresas brasileira de varejo. Antônio Castro, da “Foz”, uma das estrelas do São Paulo Fashion Week quando levou para passarela sua coleção do artesanato de luxo com o crochê, filé e tecidos customizados com objetos catalogados do serrado ribeirinho no sertão alagoano.
Alana Tenório, levando para o Minas Trend, suas estilosas bolsas produzidas com pedrarias e palhas de uma comunidade do litoral sul de Alagoas. Nathalia Amaral com seus vestidos bordados em renda singeleza.
Além dos nossos talentosos designers, o Nordeste de forma geral vem sendo desbravado pelos mais ilustres estilistas nacionais da moda, em busca da riqueza cultural para produzir suas coleções de luxo toda trabalhada na arte artesanal. Os produtos feito por meio de técnicas artesanais romperam barreira e saíram de feiras locais diretamente para as vitrines de lojas de luxo, e está ligado a um público que consome moda com exclusividade. Com o verão bem próximo a sugestão são produções que exigem tecidos leves, estampados ou bordados, camisas, bermudas, shortinhos, blusas, rasteirinha e bolsa de palha, todas artesanais. Claro!