Um Juiz Federal, em Seattle, bloqueou indefinidamente, hoje, a tentativa do Presidente Donald Trump de encerrar a cidadania por nascimento para crianças nos EUA de pais indocumentados. Esta é a segunda decisão desse tipo em dois dias.
O Juiz Federal dos EUA, John Coughenour, concedeu uma liminar de abrangência nacional, duas semanas depois de emitir uma ordem de restrição temporária que suspendeu por 14 dias a implementação da medida pelo governo Trump.
“Tornou-se cada vez mais evidente que, para nosso Presidente, o Estado de Direito é apenas um obstáculo aos seus objetivos políticos”, afirmou Coughenour . “Neste tribunal, e sob minha jurisdição, o Estado de Direito é um farol brilhante que pretendo seguir”.
Mais tarde, o Departamento de Justiça dos EUA recorreu da decisão de Coughenour de conceder a liminar. A ordem de restrição temporária anterior foi a primeira no país a barrar a ordem executiva assinada por Trump em seu primeiro dia no cargo.
As decisões do juiz resultam de uma ação movida pelo Procurador-Geral de Washington, Nick Brown, e seus colegas dos estados de Oregon, Arizona e Illinois.