Os preços para o consumidor subiram 2,9% até julho, uma queda em relação ao mês anterior. O relatório mantém o “Federal Reserve”, banco central americano, firme no caminho para cortar as taxas de juros no mês que vem. O Índice de Preços ao Consumidor acalmou em julho em comparação com o mesmo mês do ano anterior, fornecendo mais evidências de que a inflação está moderada e provavelmente mantendo o “Federal Reserve” firmemente no caminho para cortar as taxas de juros na reunião do mês que vem.
A inflação geral foi de 2,9% em julho em uma base anual, informou o “Bureau of Labor Statistics”, diminuindo ligeiramente de 3% em junho. O número foi mais brando do que os economistas esperavam marca a primeira vez que a inflação caiu abaixo de 3% desde 2021. Embora a inflação ainda exceda os 2% que eram normais antes da pandemia do coronavírus, ela é muito mais lenta do que o pico de 9,1% dado em 2022.
E depois de retirar os preços de alimentos e combustíveis, um índice observado de perto subiu 3,2% em relação ao ano anterior, um passo abaixo do relatório anterior e em linha com as expectativas. Os economistas prestam atenção a esse número porque ele dá uma ideia da tendência de inflação subjacente.
Fonte: Bureau of Labor Statistics