Centenas de imigrantes, ativistas e líderes estaduais lotaram o Hall da Casa do Estado, na quarta-feira (19), para o evento anual “Dia dos Imigrantes na Casa do Estado”, organizado pela Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA). Os palestrantes manifestaram forte oposição às políticas prejudiciais do governo Trump e pediram aos líderes estaduais que aprovassem reformas essenciais para proteger os imigrantes que vivem em Massachusetts.
“Centenas de pessoas ocuparam orgulhosamente Beacon Hill hoje em um ato de apoio e solidariedade neste momento crucial, em que a comunidade imigrante enfrenta ataques constantes”, declarou Elizabeth Sweet, Diretora-Executiva da MIRA Coalition. “Estamos extremamente orgulhosos do Dia dos Imigrantes deste ano e dos formuladores de políticas, imigrantes e ativistas que inspiraram os participantes. Precisamos usar esse momento para mostrar ao país que Massachusetts se opõe firmemente ao ódio e lutará incansavelmente pelos direitos dos imigrantes”.
O evento de hoje teve como tema “Juntos em Ação”, celebrando conquistas legislativas recentes e destacando os próximos passos que Beacon Hill deve tomar para proteger os imigrantes diante da onda de ordens executivas anti-imigratórias do governo Trump.
“Massachusetts é um Estado de imigrantes, construído ao longo de gerações por pessoas que fugiram de diversas situações em busca de uma vida melhor para si e suas famílias, acreditando que os Estados Unidos seriam o lugar certo para isso”, afirmou o senador Adam Gomez.
Os participantes também ouviram o relato de Suyanne Amaral, brasileira, cujo marido foi injustamente detido pelo ICE em Marlborough no início deste ano, preso no Texas e raramente conseguiu se comunicar com sua família. Seu marido já está em casa, mas continua sob risco de deportação.