Imigrantes poderão ser mantidos presos indefinidamente

Marcony Almeida

Detention

A administração Trump anunciou, ontem (22), uma proposta para prender indefinidamente as famílias indocumentadas, substituindo o acordo que estabelecia um limite de 20 dias para manter crianças presas, com o Presidente Donald Trump dizendo que isso desencorajaria os imigrantes de virem para os EUA.

A regra, revelada pelo secretário interino de segurança interna, Kevin McAleenan, faz parte do esforço agressivo do governo para reformar as leis de imigração, conforme aumenta o número de famílias e menores desacompanhados que cruzam a fronteira EUA-México.

Nos últimos meses, o governo propôs regras que podem tornar mais difícil para os imigrantes obter green cards, acabar com o status de proteção temporária dos imigrantes de certos países, e limitar os caminhos para a obtenção de asilo.

O Presidente reafirmou sua falsa alegação de que o Presidente Barack Obama era a pessoa responsável pelas separações das famílias, embora fosse a política de “tolerância zero” adotada pelo atual Presidente que levou milhares de crianças a serem separadas de seus pais depois de cruzarem a fronteira ilegalmente.

“Sou eu quem mantém as famílias unidas com o que estamos fazendo agora. E faremos ainda mais, e será quase impossível que as pessoas entrem em nosso país ilegalmente”, disse Trump na Casa Branca.

Sob o que é conhecido como o “Acordo de Flores”, o governo é obrigado a liberar um menor de prisão não-licenciada tão rapidamente quanto possível, que foi definido em 20 dias. “Ao fechar esta lacuna, a nova regra restaurará a integridade do nosso sistema de imigração e eliminará o principal fator de atração que alimenta a crise”, disse McAleenan em entrevista coletiva.

A proposta daria ao governo uma nova autoridade de prisão e licenciamento de cadeias, permitindo o uso de uma licença estadual ou dos padrões de detenção da própria imigração, o que significa que as famílias podem ser mantidas por mais de 20 dias presas sob a supervisão do governo federal apenas, e mais ningúem.

Termos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

5 × 2 =