Governadora Maura Healey declara estado de emergência em Massachussets

Wilson Smith

Com o objetivo de tentar recuperar o sistema de abrigos em Massachussets, que estão sobrecarregados, a governadora Maura Healey declarou hoje (08), o primeiro estado de emergência desde que assumiu o cargo.

A declaração de estado de emergência abre um caminho para buscar ajuda federal. Também dá poder a Governadora para convocar a Guarda Nacional mais rapidamente. Isso também pode permitir que ela contorne as regras atuais de aquisição de bens materiais, a burocracia atual exige licitação competitiva que demanda muito tempo para ser efetivada. Se Healey conseguir contornar as leis atuais, seu governo poderá contratar fornecedores e empreiteiros mais rapidamente ou alugar moradias para as pessoas desabrigadas.

A declaração de estado de emergência também permite que a Governadora apele formalmente ao presidente dos Estados Unidos para o financiamento de ajuda humanitária, que pode incluir dinheiro para habitação de emergência, comida e água.

A pressão sobre o sistema de abrigo do estado de Massachussets, agravada por um fluxo intenso de imigrantes, além das já terríveis necessidades de moradia que aumentou nos últimos meses, levando o estado a esvaziar dormitórios e quartos de hotel para atender à crescente necessidade dos imigrantes.

O anúncio ocorreu meses depois de Nova York declarar estado de emergência, seguido pela Flórida que solicitou o apoio de membros adicionais da Guarda Nacional para ajudar a lidar com o aumento de imigrantes. A cidade de Nova York, Chicago, El Paso e Washington DC, também fizeram declarações de emergência.

Em Massachusetts, os imigrantes estão chegando 24 horas por dia no Aeroporto Internacional Logan, South Station, hospitais e centros comunitários de atendimento. Muitos deles são da Venezuela e do Haiti e fogem de conflitos políticos, violência nas ruas e colapso econômico.

Em uma carta ao secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas, a governadora Healey apontou a falta das autorizações de trabalho como o principal fator da crise. Foi solicitado ao governo federal que tome medidas urgentes para agilizar as autorizações de trabalho e aumentar o financiamento aos estados para ajudar no fornecimento de abrigo e serviços às famílias. A governadora pediu aos líderes bipartidários no Congresso, que mudem as leis de imigração punitivas e desatualizadas.

Healey, também pediu às cidades, vilas, instituições de caridade, defensores da causa dos imigrantes, organizações religiosas e provedores, que continuem a fazer parceria com a administração para atender à necessidade de abrigo e trabalho. Informações sobre como o público pode ajudar estão disponíveis em mass.gov/sheltercrisis. Qualquer pessoa que possa oferecer assistência deve entrar em contato com o estado em abrigohelp@mass.gov ou discando 211, que será monitorado pelo MEMA.

 

Termos

Compartilhe

plugins premium WordPress