Grupo convoca brasileiras e brasileiros a votarem em 2022

Marcony Almeida

VOTE

Um grupo de líderes brasileiros em Massachusetts lançou, ontem, a Frente Vota Brasil 2022, um movimento das comunidades imigrantes brasileiras nos Estados Unidos.   A Frente Vota Brasil 2022 foi criada em reunião do dia 14 último com o objetivo de mobilizar a comunidade brasileira e seus apoiadores nos Estados Unidos para a defesa da democracia, e contra as ameaças recentes ao estado de direito no Brasil.

“A democracia brasileira está em risco. O Presidente Bolsonaro e um setor da sociedade brasileira tentam diariamente deslegitimar o processo eleitoral do nosso país”, diz o economista Alvaro Lima, um dos integrantes da Frente. Para ele, não importa a “sua filiação partidária, ela só faz sentido num regime democrático”. Ele convoca brasileiras e brasileiros a “se juntar a nós nesta iniciativa. Defender a realização das eleições de 2022 e seu resultado qualquer que seja, é um dever de todos nós”.

O lançamento da Frente contou com a presença da deputada Maria Dantas, do partido Esquerda Republicana espanhol. Maria, 52, é natural do Sergipe, onde graduou-se em advocacia. Em 1994 emigrou para a Espanha para estudar lei ambiental. Limpava banheiros enquanto fazia seu doutorado. Por 15 anos exerceu toda forma de trabalho que imigrantes indocumentados fazem: foi doméstica, babá, cuidadora de idosos, garçonete e andou cachorros.

Em 2019 elegeu-se deputada por Barcelona e continuou seu trabalho de ativista como membro, entre outras organizações, da Unidade Contra o Fascismo e o Racismo. Por causa do seu ativismo, Maria tem sofrido ameaças de morte de apoiadores do atual presidente brasileiro. “No dia 25 contem comigo. Acho importante que o Brasil exterior vote, que haja participação política cidadã para melhorar a vida do povo”.

Para Mariana Dutra, da Frente Vota Brasil 2022, “a afronta à democracia é uma afronta à cidadania. Temos visto nossos familiares, amigos, nosso povo, sofrer as consequências de um governo que trabalha para as elites corruptas enriquecerem às custas do empobrecimento da grande maioria da população. Defendemos a democracia, porque somente através dela podemos lutar pelos direitos da cidadania”.

A Frente Vota Brasil 2022 vai desenvolver uma série de ações, como a criação de comitês regionais para incentivar o engajamento cívico das brasileiras e dos brasileiros e uma campanha de educação e informação para incentivar o voto brasileiro em outubro de 2022.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.