Gratidão, assombração e muita diversão durante o outono em Nova York

Manoela Maia McGovern

IMG-2537

O outono é uma das épocas mais bonitas para se visitar Nova York. A folhagem multicolorida das árvores e as abóboras por toda parte, mostram que a estação chegou na big apple. Além disso, o clima começa a esfriar à medida que as famílias vão apple picking e se preparam para os feriados do Halloween e Thanksgiving.

As árvores dos parques e estradas do estado parecem uma pintura quando estão mudando de cor. O verde das folhas vira amarelo, laranja, vermelho e dependendo da posição do sol, até dourado. Definitivamente um cenário de tirar o fôlego. Talvez por isso, o motivo das muitas sessões de fotos facilmente avistadas nos parques da cidade e, também, a razão de muitos casamentos acontecerem durante a estação. Afinal, todo mundo merece ter uma foto com a família jogando folhas coloridas para o alto.

Mas à medida que as folhas caem e o clima esfria, as pessoas começam a se agasalhar e, os cafés e padarias iniciam a produção das tradicionais delícias feitas de abóboras, maçãs e muita canela. Isso porque é a temporada delas e muita gente espera ansiosamente o ano todo por esse momento. São tortas, cafés saborizados, panquecas, drinks e itens de pastelarias feitos especialmente para a temporada. Sem falar que algumas famílias fazem questão de ir pegar as suas próprias abóboras nas fazendas das redondezas para decorar a frente das suas casas. Ou até mesmo para cozinhar com elas, ou fazer a famosa jack o’lantern para o Halloween, que é uma espécie de lanterna assombrosa. As pessoas também se divertem com a tradição de ir apple picking, ou seja colher maçãs nas fazendas mais próximas da cidade. Esse é um costume muito bacana entre os americanos que geralmente acontece entre o fim de setembro e começo de outubro. Na entrada do pomar, os valores das sacolas são de acordo com o tamanho, você escolhe a que quer e sai em busca das maçãs. No pomar, é permitido fazer picnic e comer quantas maçãs desejar. Tem gente que garante que isso ajuda muito na hora de escolher de qual árvore você colher as que vai levar para casa. A variedade é grande. São vários tipos, tamanhos e cores. Tem as que servem para fazer tortas e bolos, e também, que são mais doces e servem para consumo.

Nessa mesma época é impossível se esquecer dos feriados do  Halloween, Dia das Bruxas e do Thanksgiving, Dia de Ação de Graças. As lojas ficam abarrotadas de enfeites e fantasias, e as casas começam a ser decoradas em todos os bairros. Tem as mais fofas com bonecos infláveis que vão de abóboras divertidas a personagens da Disney. Ou aquelas mais sombrias, com ossos, caveiras, teias de aranha e zumbis espalhados pelo jardim. As crianças se empolgam e, escolher a fantasia acaba virando uma jornada e tanto para os pais que muitas vezes precisam não apenas pesquisar online, mas também ir de loja em loja caçando o item desejado. Essa produção toda é porque no dia do Halloween a garotada sai pelas ruas pedindo doces de casa em casa. E o famoso trick or treat, ou seja, doces ou travessuras. Além disso, tem várias casas mal assombradas, onde os mais corajosos se divertem, e o tradicional desfile em Manhattan no dia 31 de outubro, com as fantasias mais criativas, aterrorizantes e, também, engraçadas.

Dependendo do que for escolhido, é fácil perceber que muita gente decora os seus lares com os mesmos enfeites para os dois feriados. O fato é que os dois feriados são muito próximos e, também porque os dois usam as cores do outono. Portanto, acaba que para os mais práticos, a decoração tanto serve para o Halloween, como para o Thanksgiving.

E falando em Thanksgiving, virou moda há uns anos o Friendsgiving, obviamente a junção da palavra “friends” com Thanksgiving, onde o feriado de Ação de Graças é comemorado no mesmo dia ou nao, mas apenas com os seus amigos, ao invés da família. No Thanksgiving as famílias se reúnem com uma grande ceia para confraternizar e agradecer por tudo que tem. Muitas pessoas enviam cartões para os amigos e familiares dizendo o quanto são gratos por eles existirem. A ceia do feriado de Ação de Graças tem que ter peru e, na maioria das vezes também tem o mais americano de todos, o mac and cheese e o mais controverso de todos, a batata doce com marshmallows gratinados por cima. E lembra das abóboras? Elas viram tortas, e muitas outras sobremesas indispensáveis durante a comemoração. O feriado é uma homenagem aos primeiros colonos e nativos americanos que se reuniram para comemorar uma enorme colheita que ficou para a história. E mesmo quem não nasceu nos EUA, acaba incorporando o costume. Afinal, quem não quer parar um pouco a correria do dia a dia e agradecer por tudo que tem, como saúde, amigos e parentes?

Portanto, seja colhendo maçãs, pulando nos montes de folhas secas com a criançada ou, até mesmo em casa bebendo algum drink quente em frente da lareira, o outono sempre será a estação das tradições mais doces e divertidas para compartilhar com os amigos e familiares.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp