A Administração Healey-Driscoll, em parceria com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, está trabalhando em uma ação que irá acontecer no dia 13 de novembro voltada a liberação de autorizações de trabalho para imigrantes que permanecem em abrigos de emergência. O Estado organizará consultas e fornecerá transporte do abrigo para os locais das avaliações no condado de Middlesex. A administração Biden-Harris fornecerá suporte no local para ajudar a coletar e processar as autorizações de trabalho.
“Estamos felizes que a administração Biden-Harris esteja hospedando esta clínica conosco, o que ajudará a processar as autorizações de trabalho da forma mais eficiente possível. Muitos residentes de abrigos querem trabalhar, mas enfrentam barreiras para obterem as suas autorizações de trabalho. Esta clínica será fundamental para dar continuidade ao trabalho que a nossa administração já vem conduzindo para conectar mais imigrantes com oportunidades de trabalho, o que os ajudará a apoiar as suas famílias e a sair dos abrigos de emergência para opções de habitação mais estáveis”, disse a governadora Maura Healey.
Esta clínica se baseará em vários programas atualmente operados pelo Estado para fornecer assistência jurídica as famílias que estão recebendo assistência emergencial e ajudará os residentes de abrigos a começarem a trabalhar, incluindo:
- Commonwealth Corporation Foundation: A administração lançou uma nova parceria com a Commonwealth Corporation Foundation para ligar empresas a indivíduos em abrigos que ainda aguardam a sua autorização de trabalho, mas que procuram obter formação no trabalho e desenvolvimento de competências. Este novo programa começará como um piloto, o início será em Salem, mas com interesse em construir parcerias comerciais em outros abrigos e comunidades ao longo do tempo. Empregadores e empresas interessadas devem entrar em contato com LWDBusinessinfo@mass.gov.
- MassHire: Este programa conecta os Conselhos Regionais de Força de Trabalho do MassHire e centros de carreiras a abrigos em todo o Estado com o objetivo de avaliar as habilidades e a preparação para o trabalho dos residentes que possuem autorização de trabalho. A fase inicial deste novo programa está focada em 14 abrigos em todo o Estado, representando aproximadamente 1.500 famílias. O programa já está apresentando resultados. Por exemplo, a MassHire South Shore está trabalhando com a Dunkin Donuts para preencher 30 vagas de emprego e em coordenação com o fornecedor de abrigos da Plymouth Area Coalition para conectar os residentes do abrigo a empregos. Empregadores e empresas interessadas devem entrar em contato com LWDBusinessinfo@mass.gov.
- Serviços de Assistência a Imigrantes: Em Julho, a administração lançou o Programa de Serviços de Assistência a Imigrantes (IAS) liderado pela Coligação de Defesa de Imigrantes e Refugiados de Massachusetts (MIRA). O programa IAS opera atualmente em grande parte em abrigos com pessoal, auxiliando na gestão de casos e pedidos de autorização de trabalho, asilo e estatuto de proteção temporária.
- Serviços de Agências de Reassentamento: Em setembro, a administração lançou serviços adicionais de assistência jurídica liderados por agências de reassentamento. Este programa tem como foco os recém-chegados que, devido às recentes mudanças na política federal e porque essas famílias entraram na fronteira através do aplicativo CBP1, podem solicitar imediatamente autorização de trabalho.